quinta-feira, 12 de abril de 2012

castanha do pará bom para a saúde


 

Você quer um alimento diário que vai superproteger as unidades microscópicas do seu organismo? Coma uma Castanha do Pará por dia. Em segundos, ao mastigar uma castanha-do-pará, você recarregará os níveis de um mineral extremamente importante para uma vida longa e saudável: o selênio. A pequena oleaginosa repõe a quantidade do nutriente necessária para dar combate ao envelhecimento celular, causado pela formação natural daquelas incansáveis moléculas que danificam as células, os radicais livres.



E por que toda essa fama do selênio? Ele é essencial para acionar enzimas que combatem os radicais livres e se liga a algumas proteínas já existentes em nosso corpo para formar essas enzimas antioxidantes. Na ausência dele, as tais enzimas ficam sem atividade e, então, deixam de combater os radicais e ainda desguarnecem as defesas do organismo.

Ricas em gorduras mono e polinsaturadas, capazes de reduzir os níveis do colesterol ruim do sangue (LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL), a castanha do pará ajuda a impedir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, ajuda a evitar a propagação do câncer, têm das suas propriedades preventivas na cardiomiopatia, doença do miocárdio associada com disfunção cardíaca.Também melhora o sistema imunológico, equilibra a atuação dos hormônios da tireóide, e de quebra, dão sensação de saciedade

A castanha também fornece magnésio, que intervém na atividade cardíaca e muscular e no funcionamento das células nervosas, bem como na formação dos ossos. Como contém ômega 3, melhora a concentração, a memória, habilidades motoras, velocidade de reação, neutraliza o stress e previne doenças degenerativas cerebrais.

Seguem algumas receitas:
Bolo de Castanha do Pará
Ingredientes:
100 gr de margarina
5 unidade(s) de ovo
2 xícara(s) (chá) de açúcar
1 xícara(s) (chá) de leite
1 colher(es) (chá) de essência de nozes
2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó
1 xícara(s) (chá) de castanha-do-pará triturada(s) Recheio
1 pote(s) de doce de leite
1/2 xícara(s) (chá) de castanha do pará picada(s) Cobertura
1 pote(s) de doce de leite
2 colher(es) (sopa) de castanha do pará triturada(s)


Preparo:

Massa: Coloque as castanhas em um saco plástico bem fechado e bata com um batedor de bife até que fiquem bem trituradas. Bata as claras em neve e reserve. Na batedeira, bata a margarina com o açúcar até obter um creme branco, adicione as gemas, uma a uma, depois o leite, a farinha, a essência de nozes, sempre batendo, até massa ficar bem cremosa. Desligue a batedeira, acrescente as castanhas e o fermento e misture bem. Delicadamente adicione as claras em neve. Coloque a massa do bolo em uma assadeira redonda, sem furo no meio, untada e enfarinhada. Pré-aqueça o forno em (180ºC) e asse o bolo até que passe pelo teste do palito.

Recheio:Corte o bolo ao meio com um fio de náilon, umedeça as 2 metades com um pouco de água com açúcar, espalhe o recheio e feche o bolo. CoberturaCom uma espátula, espalhe o doce de leite sobre o bolo e polvilhe com as castanhas. Dica: misture o doce de leite com um pouco de leite numa panela e cozinhe em fogo baixo para o doce de leite ficar mais cremoso.
Rendimento:12 porções

Bombom de castanha do Pará

Rendimento: 50 bombons
Ingredientes:

3 latas de leite condensado
50 castanhas do pará torradas.

Preparo:

Modo de preparo: Numa panela, coloque o leite condensado e leve ao fogo médio, mexendo sempre até começar a soltar do fundo da panela e dar ponto de enrolar. Faça um bolinha com os dedos e coloque a castanha inteira. Molde o bombom com o formato da fruta e deixe secar de um dia para outro. No dia seguinte, derreta o chocolate em banho-maria e mergulhe cada bombom para que fique todo coberto. Deixe secar e depois embrulhe em papel especial para bombons.
Estrogonofe de Camarao com Castanha do Pará

Ingredientes:
¼ (um quarto) de xícara de chá de azeite
1 kg de camarão
½ (meia) xícara de chá de castanha do Pará
¼ (um quarto) xícara de chá de conhaque
1 cebola
3 dentes de alho
1 xícara de chá de champignon
½ (meia) xícara de chá de cheiro verde
1 colher de sopa de farinha de trigo
¾ (três quartos) de xícara de chá de caldo de legumes
2 xícaras de chá de creme de leite
½ (meia) xícara de chá de ketchup
¼ (um quarto) de xícara de chá de mostarda
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Limpe os camarões e refogue no azeite até cozinhar bem, por aproximadamente 6 minutos. Misture as castanhas e flambe com o conhaque, acrescente a cebola picada, o alho, o champignon, o cheiro verde, a farinha de trigo dissolvida no caldo de legumes, o creme de leite, o catchup, a mostarda e, por último, o sal e a pimenta do reino. Sirva com arroz branco e batata palha.

Rende 4 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário