sexta-feira, 23 de setembro de 2011

como aplicar o cantinho da disciplina ?







esta disciplina apliquei aqui em casa e deu certo fui criada com surras confesso que não gostava delas  então resolvi seguir estas regras  com a minha filha comecei a aplicar, ela com 1 ano e 10 meses não ficava quieta no  no cantinho da disciplina  melhorou mais com 2 anos  porque quando ela saia colocava  de volta só depois que ela ficasse que o cronometro rodava . não coloquei plaquinhas mas isso fica a seu critério   ai vai as regras mais tem que seguir a risca porque a criança testa limites fique calma !


MÉTODO DO CANTINHO DA DISCIPLINA

1. Apresente as regras da casa à criança; explique a ela, o que pode e o que não pode fazer. Para isso, agache-se e fique na altura da criança; olhe nos seus olhos e fale com firmeza e autoridade não grite.

2. Cada vez que a criança desobedecer ou descumprir uma regra, chame sua atenção e diga a ela porque não pode agir daquela maneira; lhe dê uma ÚNICA advertência.

OBSERVAÇÕES
- Isso é muito importante, porque você dá à criança a chance de obedecer ou de se redimir de alguma coisa errada que fez e, a condicionará a obedecer logo na primeira vez que você chamar a sua atenção. 
- Importante também que você não grite, não altere seu tom de voz, sempre fale com firmeza e autoridade; não perca o controle, pois a criança deve perceber que você está dominando a situação.
- NÃO RIA, pois se isso acontecer, além de não cumprir a sua ordem, ela perderá o respeito por você. 
- Muitas vezes a criança irrita os pais propositalmente, para testar a sua paciência e ganhar espaço para agir livremente. Tente diferenciar desobediência de provocação. Se a criança estiver fazendo uma provocação, o melhor caminho é ignorá-la. Assim, com o tempo, ela perceberá que suas provocações não surtem efeito, deixando de agir desta maneira.

3. Caso ela ignore a advertência, agache-se à sua altura e sem alterar a voz, vá até as placas de regras e diga a ela qual regra ela desobedeceu, e por este motivo, ficará no banquinho ou no tapetinho por tantos minutos (um minuto por idade). Caso ela resista, segure-a firme até completar o tempo. Ao final, repita para ela que ficou ali por ter desobedecido tal regra e peça que ela peça desculpas (caso isso não aconteça, deixe-a novamente o mesmo tempo que ficou, até reconhecer seu erro e pedir desculpas). 

OBSERVAÇÕES:
- Importante que ela demonstre arrependimento do que fez e que entenda que para cada regra desobedecida, existe uma consequência para os seus atos. 
- Importante também, que ela perceba que deve obedecer aos pais e respeitar sua autoridade. 
- Não fale repetidas vezes a mesma coisa, explique tudo uma única vez.

Depois, peça também um abraço e um beijo. Esta atitude, servirá para demostrar o carinho entre vocês e selar a paz. 
- Importante que ela perceba que você a desculpou e demostre seu amor por ela.

4. Leve a criança ao cantinho da disciplina quantas vezes forem necessárias. No começo será difícil, mas tudo é um processo. O importante é que vocês pais, se policiem, e não deixem que antigos hábitos (como, por exemplo, chineladas e xingamentos) voltem a fazer parte da rotina. Caso contrário, esta metodologia não funcionará.

regras para os pais


  1. Não tenha medo de seus filhos;
  2. Não fique com receio de educar os filhos e nem de dizer não para eles;
  3. As crianças precisam dos limites impostos pelos pais para serem adultos responsáveis;
  4. Se os pais amam os filhos eles precisam estabelecer limites;
  5. Os limites, o “não” e a disciplina são exemplos de amor aos seus filhos;
  6. Faça programas que envolvem toda a família pelo menos nos finais de semana;
  7. Divida seu tempo entre o trabalho e seus filhos;
  8. Crie uma rotina em casa, com horários para as brincadeiras, os passeios e as tarefas da escola;
  9. Controle o que as crianças vêem na tv. Saber a classificação de cada programa, assisti-los e conhecer os personagens são deveres dos pais;
  10. Coloque pequenas porções de comida no prato das crianças, lembrando-se sempre que elas não comem a mesma quantidade que os adultos;
  11. Seja um bom exemplo para seus filhos: demonstre organização e segurança e nunca faça uso de palavrões na presença de seus filhos
  12. Crie o hábito de envolver seus filhos nas tarefas domésticas. Isso os ensinará a ter noções de responsabilidade altém de deixá-los mais calmos e felizes

Claro que falar é mais fácil que agir, mas o importante é você amar seus filhos e querer para eles o que há de melhor. Tenha paciência e eduque-os de maneira adequada para que no futuro possam ser adultos felizes e responsáveis.

placas da diciplina










 pode por na parede da cozinha

Tapete ,cantinho ,banquinho da disciplina: Funciona assim, apresente as placas de disciplina à criança (que deve ser maior de 2 anos, pois só a partir dessa idade ela tem maturidade para entender e obedecer a disciplina), explique cada uma delas e diga que a partir de hoje essas são as regras da casa, que voce espera isso dela e a qualquer desobediencia ela irá sentar-se no tapete da disciplina (1 minuto por ano da criança, ex:4 anos=4 minutos) para pensar sobre o que fez de errado. A mãe deve advertir umas duas vezes, aí então leva a criança ao tapete, explica por que ela vai ficar ali e sai, se a criança relutar a acatar a disciplina, a mãe sem dizer nada ou dizendo apenas "senta" (Super Nanny diz que uma vez falado não precisa falar novamente, a criança já entendeu e ficar falando sem parar se torna cansativo), deve levá-la de volta até que a criança fique o tempo determinado, quando terminar o tempo , a mãe se abaixa na altura da criança(Super Nanny sempre diz que devemos ficar na altura da criança quer seja para repreender, quer seja para elogiar e parabenizar) e a faz entender o motivo de ter ficado no tapete da disciplina, lhe pede um beijo , um abraço e não toca mais no assunto.


Quadro de incentivo: funciona assim, quando a criança obedece as regras de disciplina lá de cima(pelo menos a maioria delas) durante o dia, à noite o os bichinhos sobe uma casa(uma bichinho por dia), quando ele chega na último bichinho seu filho pode escolher um brinquedo que fora antes confiscado(conforme a Super Nanny, toda vez que a criança obedecer ou tiver qualquer atitude correta, devemos a elogiar sempre, o elogio é o maior incentivo).

Caixa de confisco: Antes de estabelecer as regras de disciplina em casa  senta com seu filho e  pesa   que separe os brinquedos que mais gosta, aí então os coloca nesta caixa e explica que ele tem que conquistar, como? obedecendo as regras de disciplina seus bichinhos vai subir até as brinquedos, e ele poderá escolher um brinquedo da caixa de confisco. A caixa pode fica em cima do guarda-roupas da criança.


pode usar estes metodos apartir de 2 anos ou menos depende do entendimento da criança.

5 comentários:

  1. Adorei as dicas que encontrei no seu blog. Meu filho tem 1 ano e 9 meses e tem um temperamento muito forte. Daqueles que fazem birra de se jogar no chão, bater em vc e em quem estiver por perto quando não consegue o que quer. Estou deseperada pra corrigir este comportamento dele. Vou utilizar as imagem das regras e o quadro de recompensa pra ver se ajuda ele a melhorar um pouco.

    ResponderExcluir
  2. Tenho 4 filhos e preciso por ordem na casa....adorei vou ser firme e aplicar....o que tenho aprendido

    ResponderExcluir
  3. A criança não precisa comer toda a comida, deve comer se tiver fome. E esse cantinho é para crianças a partir de 2 anos. Vi na supernanny

    ResponderExcluir
  4. Amei a ideia, eu estava precisando. Obrigada por me ajudar

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, tenho dois filhos um casal o menino tem 7 anos e a menina tem 4, estou desesperada estão brigando muito, o meu filho está dando trabalho na escola e fazendo muitas coisas feias, bater não está resolvendo por isso quero adotar outras formas de educar, mas o meu maior problema é a forma de pensamento diferentes entre mim e meu esposo, mas vou tentar fazer o cantinho da disciplina e tomara que der resultado, volto aqui e falo ok, obrigado por postar essas dicas

    ResponderExcluir