quarta-feira, 21 de setembro de 2011

relactaçao como fazer






Relactação com sonda - Relactação é um termo utilizado para mulheres que já estiveram grávidas em algum momento da vida e querem voltar a amamentar um bebê, seja ele biológico ou não. Neste sentido, uma mulher que já teve um bebê há muitos anos, e não consegue engravidar novamente, pode amamentar um bebê adotado. No caso de internação ou morte materna após o parto a avó (ou qualquer mulher que já tenha tido um bebê) pode relactar. É diferente de lactação adotiva, onde uma mulher que nunca teve um bebê deseja amamentar.
A relactação é muito mais vulnerável às alterações ambientais do que é a amamentação “normal”. As etapas exigem mais paciência, uma boa rede de apoio emuita motivação, uma vez que a mamãe deve estar disponível para que o bebê mame entre oito e 10 vezes, em 24 horas. Contudo, a técnica tem sido amplamente utilizada em mamães com baixa produção de leite (hipogalactia) em situações onde uma investigação clínica não identificou nenhuma anormalidade que leve a este quadro, como por exemplo, nutrição materna deficiente, posicionamento e pega inadequados, introdução de outros alimentos, uso de bicos e mamadeiras, sobrecarga de estresse, ausência de mamadas noturnas, mamoplastia redutora, uso de álcool ou medicações, entre outros.
Não aconselho que a mamãe pratique a relactação sozinha, sem orientação de um profissional capacitado para o aleitamento materno. A intenção de utilizar a sonda é fazer com que a mulher produza leite em quantidade suficiente para alimentar seu bebê e por isso o seu uso deve ter “prazo de validade” e ser empregado cada vez menos ao longo dos dias. À medida que a mamãe vai produzindo mais leite, menos suplemento será oferecido através da sonda. E como fazer esta avaliação? É por este motivo que oriento a buscar ajuda profissional (médico pediatra ou consultora em lactação), pois o bebê deverá ser pesado com mais frequência, a mamada deve ser monitorada, bem orientada e as eliminações do bebê devem ser analisadas, além de outros indicadores importantes para preservar a saúde e bem-estar da dupla mãe-bebê.
A sonda a ser utilizada para relactação é a nasogástrica nº4. Entretanto, eu tenho optado pela sonda de aspiração traqueal nº4, por ser mais curta e facilitar o posicionamento:
- As duas pontas devem ser cortadas e aparadas;
- Uma das pontas estará mergulhada em um recipiente esterilizável reservado especialmente para este fim. Eu costumo utilizar uma mamadeira pequena de vidro.
- Há duas formas de posicionar a sonda: (1) você pode introduzir a sonda na boca do bebê depois que ele abocanhar a aréola, pelo cantinho da boca em direção ao palato duro (sem deixar encostar no palato e sem introduzir muito) ou(2) você pode já afixar a sonda junto ao mamilo antes de oferecer a mama para o bebê. É preciso avaliar qual método o bebê se adapta melhor, pois alguns podem perceber a sonda afixada e se recusar a mamar;
- O recipiente com leite deve ficar ligeiramente abaixo da cabeça do bebê ou um pouco acima, para que o fluxo de leite seja controlado. Isto depende da quantidade de leite que a mamãe já está produzindo no momento (peça orientação profissional).
Basicamente, a sonda estará bem posicionada se:
- Você está com o bebê bem posicionado e a pega está perfeita;
- Você vê o leite correr pela sonda sempre que o bebê realiza a sucção;
- Você escuta o bebê deglutindo;
- Você sente “agulhadas” nas mamas – reflexo de ocitocina. Algumas mamães podem não sentir no início; Ainda, pode ser que a mama oposta apresente vazamento espontâneo de leite.
- O bebê está confortável e não se engasga enquanto mama;
Lembre-se que para que a relactação seja bem sucedida é preciso que o profissional de saúde estude alguns fatores:

A relactação pode ser com auxílio de: mamadeira, copinho ou seringa. O que for mais conveniente para você.


Passo a passo
1) Adquirir a sonda: 



Comprem em farmácia sonda nasográstrica numero 4 ou 5. ÀS vezes só é encontrada em farmácias que vendem material hospitalar.

Comprem várias sondas, pois pode ser melhor descarta-las apos uso pois é dificil de lava-las bem (mas é possível ser esterilizada em água fervente cada vez que for usada). Essas sondas nada mais são do que tubinhos fininhos.

2) Preparações:

Coloquem o leite artificial ou materno extraido com auxilio de bomba ou manualmente no recipiente escolhido (seringa, copo ou mamadeira). 



Coloquem uma ponta da sonda no recipiente e a outra deve ser presa ao seio, com sua extremidade perto do mamilo (pode usar um esparadrapo, micropore para tal). A ponta que fica no peito tem que ficar bem na auréola. 




Tentem colocar o recipiente com o leite num local próximo e acima do nivel do peito, para que a ação da gravidade facilite o fluxo do leite, e de preferencia numa superfície firme para evitar que caia no chão. Nas primeiras tentativas vale a pena pedir ajuda de outra pessoa que segure o recipiente com o leite.

É possíve cortar a sonda em pedaços menores (10 cm) quando já estiver habituada, deixando a mamadeira mais próxima do peito.


3) Iniciando:

Ponham o bebê no seio para mamar. A criança sugará o mamilo e a sonda ao mesmo tempo e, à medida que se alimenta, também estimula a produção do leite materno. A altura em que é colocado o leite e a força de sucção da criança determinam a velocidade de ingestão. O fluxo é controlado ao se dobrar um pouco a sonda.
Desse modo o bebê comeca a associar o peito com alimento (evitando ou restringindo o uso da mamadeira que pode levar à um desmame precoce por confusão de bicos ou por desinteresse do bebê no peito pela facilidade de fluxo de leite que existe na mamadeira).

Se o bebê estiver recusando o seio, pingue leite sobre o seio para que ele queira sugar.

4) Quanto tempo preciso usar esse sistema?

O tempo para que a produção de leite pela mãe aumente é de no mínimo uma semana, requer paciência e persistência para se obter sucesso. O leite ministrado pela sonda é o que a criança estava usando e, na medida do aumento de produção pela mãe, este é restringido progressivamente.

5) Que mais posso fazer para aumentar minha produção de leite?

- A sucção do bebê é a mais poderosa que existe, então amamente em livre demanda, mesmo sem a sonda, sempre que puder.

- Utilizem uma bomba elétrica de boa qualidade e expresse seu leite também sempre que possível. A ordenha manual bem feita é igualmente eficiente.

- Descarte o uso de qualquer bico artificial: mamadeira (o objetivo dessa técnica é também restringir seu uso até eliminar totalmente), e não ofereça chupetas ao seu bebê.

- Carrege seu bebê num sling, sempre que possível. Sentir o cheiro da mamãe acalma o bebê e o incentiva a sugar.

- Descanse quando puder, tire sonecas quando o bebê também o fizer. Durma perto de seu bebê (tomando precauções para prática da cama compartilhada). Pesquisas mostram que cama familiar pode ajudar no estabelecimento  da amamentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário