sexta-feira, 23 de setembro de 2011

modo correto de falar com nossos pequenos!



   Minha filha  é uma matraquinha  não fala corretamente, é normal a criança falar errado enquanto é pequeno, não falo com ela no diminutivo e quando ela fala errado não corrijo ajudo ela  porque cada criança tem o seu tempo. Não falo errado com ela , uso palavras as certas  usando métodos que ela vai entender. ex: um tempo atras macarrão ela falava cacarrão.  Falava pra ela você quer macarrão? de tanto ouvir a pronuncia certa agora ela fala macarrão corretamente .


como falar com nossos filhos sem infantilizalos?


Toda criança aprende a falar escutando e repetindo o que o adulto fala, por isso é que devemos ser bem cuidadosos ao conversar com nosso bebê, pois vai influenciar diretamente no seu aprendizado. De acordo com a psicopedagoga e fonoaudióloga , "os pais devem falar as palavras corretas, deixem a linguagem tatibitate para as crianças e usar metáforas de associação, como chamar cachorro de au-au, ferimento de dodói, não há problemas pois é mais facil de pronuciar, mas não use frases inteiras com este tipo de palavras, pois retarda o desenvolvimento da linguagem".


Da mesma forma é usar muitos diminutivos com seu filho: na opinião da fonoaudiologa Silvana Selvaggi, torna a conversa muito infantilizada, o que é ruim; na sua opinião o ideal é falar frases curtas, simples, diretas e de forma correta, por exemplo, " a faca corta", vamos tomar banho?", é importante também passar essas dicas para outras pessoas que convivem com a criança, porque não adianta você fazer do jeito certo, e todas as outras não.


Lógico que seu filho não vai aprender imediatamente a falar correto, aliás é perfeitamente normal a pronuncia incorreta entre 1,5 e 4 anos, já que seu processo de fala ainda não está completo, no entanto é fundamental desde sempre, os pais ensinarem aos seus filhos a falar as palavras corretamente.


O desenvolvimento completo da linguagem da criança é longo e trabalhoso, só termina por volta dos 6 anos, quando ela já está apta para falar todos os fonemas, para para que isso aconteça é necessária a atuação frequente dos pais. Conversar é muito importante, ler de forma expressiva para ele estimula também seu aprendizado.


A linguagem infantilizada pode ser bonita e engraçadinha, mas não use em excesso com seu pimpolho pra não prejudicá-lo, preste atenção no que ele fala e repita do jeito certo, quanta vezes for necessário e quando ele conseguir, parabenize, faça festa, demonstre o quanto você ficou feliz por isso, ele vai se sentir
 importante e motivado para cada vez mais falar correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário