terça-feira, 1 de novembro de 2011

dicas e curiosidade, culinária,alimentação


alimentação


Ingerir cereais diminui risco de doenças
A ingestão de cereais integrais pode contribuir para a redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. Mas, um erro recorrente é pensar que todo cereal é integral.

Muitas pessoas costumam comer, principalmente pela manhã, certos cereais como flocos de milho. Este tipo mais comum de alimento é produzido da parte mais interna do grão refinada, onde se concentra o amido. Já os integrais são formados por três camadas: o farelo, comumente chamado de casca; o endosperma, que é o intermediário, e o gérmen, mais interno.

Por ser o grão completo, o cereal integral é mais nutritivo, pois contém substâncias como antioxidantes, vitaminas, minerais, fibras, proteínas e lipídios.

Justamente por isso, as pessoas demoram mais para sentir fome, o que auxilia no controle do peso. Outro fator predominante para reduzir os riscos da obesidade é que as fibras dos cereais integrais estimulam a produção de hormônios da saciedade.


Comer mais vezes ajuda a emagrecer
Para quem quer emagrecer, a idéia de comer mais vezes durante o dia pode parecer absurda. No entanto, diminuir o intervalo entre as refeições evita que o organismo acumule calorias em forma de gordura.
O presidente do Instituto de Metabolismo e Nutrição e da Associação Brasileira pela Nutrição Saudável, o nutrólogo Daniel Magnoni, "ficar com fome torna o organismo estável, com metabolismo mais baixo para gastar menos energia". O jejum prolongado provoca o aumento da produção de insulina, o que estimula a fome.

É o caso das pessoas que reclamam que comem pouco e não conseguem emagrecer. Conforme o médico, são comuns casos de pacientes que só fazem uma grande refeição (almoço ou janta) e quase nada durante o dia. "O corpo se acostuma a receber pouco alimento, mas não emagrece", explica.
A dica é manter o sistema digestivo sempre ocupado. "Comer várias vezes e pouco diminui a sensação de fome", aconselha o médico. Alimentar-se de três em três horas é a orientação dos especialistas para quem precisa perder peso. O período é o tempo suficiente para completar a digestão e começar a sentir vontade de comer novamente. Mas vale lembrar que a alimentação deve ser saudável, rica em fibras e livre de gorduras


Mamão ajuda emagrecer
Esta delícia de fruta é calmante, digestiva e laxativa, sendo bastante indicada para quem possui o estômago sensível, quer manter o peso ou está querendo emagrecer, pois possui baixas calorias.

O mamão possui ainda alta quantidade de beta-caroteno, característico de frutas de tons alaranjados. O Beta-caroteno quando ingerido atua como formador de vitamina A. Já a Vitamina A, atua no combate a doencas de pele, cegueira noturna e queda de cabelos.

Mas não exagere! O consumo de vitamina A pode causar acúmulo dessa vitamina no organismo e com isso gerar doenças tão perigosas quanto as doenças causadas pela carência de vitamina A.


Dicas para evitar ganho de peso nas férias
•Quando estiver viajando, não exagere nas comidas do hotel
•Muito cuidado com as tentações que aparecem nas ruas
•Inicie sua refeição com bastante salada de folhas. As fibras dos vegetais além de dar saciedade, também ajudam a eliminar mais facilmente as gorduras ingeridas
•Não coma além de sua capacidade
•Não experimente tudo o que aparecer na sua frente. Coma o que mais gosta e lhe parece mais apetitoso
•Escolha os doces que engordam menos. Prefira as frutas
•Se estiver em casa, procure se distrair com alguma atividade
•Aproveite o tempo livre para fazer exercícios físicos, de preferência caminhadas
•Aprenda a descansar sem exagerar na comida.


As três refeições diárias
Todos já ouviram, em algum ponto da vida, o ditado que diz: tome o café como um rei, almoce como príncipe e jante como um mendigo.

A razão desta afirmativa reside no fato de que pela manhã nosso corpo precisa de muita energia para poder funcionar bem durante o dia todo, por isto o café da manhã reforçado.

O almoço serve como um reforço para garantir a energia e a disposição até a noite.

Já à noite, é recomendável fazer uma janta leve. Durante o sono, o nosso corpo se concentra em repor as energias que gastamos durante o dia, assim, o nosso metabolismo fica mais lento. Quando comemos muito à noite, nosso corpo não tem forças para digerir tudo adequadamente e acaba acumulando mais gordura do que em outro momento do dia.

Lembrando que além das três refeições, é aconselhável fazer pequenos lanches em certos intervalos do dia com sucos, frutas ou barras de cereal, para manter o corpo acordado e saudável.


A importância de um bom café-da-manhã
Um bom desjejum rico em cereais e leite pode melhorar bastante o desempenho e o aprendizado de uma pessoa durante o resto do dia. Além de maior disposição, a pessoa ganhará mais energia e seu cérebro ficará mais ativo. Pesquisas mostram que pessoas que tomam um bom café da manhã antes de iniciar seu dia podem ter melhor desempenho em provas, exames, além de dirigir melhor e com mais atenção.


Os benefícios do Mamão
O mamão é uma fruta bastante indicada para pessoas com o estômago sensível, pois é calmante, digestivo e laxativo. Como possui baixas calorias, é ideal para quem quer emagrecer ou manter seu peso.

Esta fruta também possui o beta-caroteno em grande quantidade. O beta-caroteno é característico de frutas de tons alaranjados. Quando ingerido, atua como formador de vitamina A. Já a Vitamina A atua no combate a doenças de pele, cegueira noturna e queda de cabelos.


O bom e velho Açaí
Tradição herdada dos índios, no Pará o açaí é consumido todos os dias na culinária local. O açaí na tigela é uma tradição que começou na praia, foi para as academias e depois para as ruas. Começou com esportistas e acabou sendo consumida por todas pessoas preocupadas com a saúde, que procuram alimentação natural, saudável e energética. O açaí é um dos alimentos mais ricos em ferro, mineral que de difícil absorção pelo organismo.


Goiaba e Vitamica C
A goiaba, além de doce e saborosa, é uma grande fonte de Vitamina C. Contém mais até do que o limão. A dose diária de vitamina C recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 60mg/dia, isto equivale a um copo de suco de goiaba ou apenas uma laranja para suprir a necessidade do dia.

A vitamina C atualmente é uma das vitaminas mais conhecidas e utilizadas pela população em geral. Isto porque a vitamina C tem propriedades como: auxiliar na produção de colágeno, melhorar a absorção de ferro, aumentar a imunidade contra doenças bacterianas e virais, entre outras.


Prevenção de celulite
Uma alimentação saudável contendo em média 2 litros de água ao dia, pratos a base de legumes, verduras, frutas e a exclusão de refrigerantes e bebidas gasosas, auxilia eficazmente na prevenção da celulite




dicas do dia para quem gosta de cozinhar


•Para que a couve-flor não escureça: junte à água de seu cozimento uma colher das de sopa de leite e não tampe a panela.


•Para evitar que se forme mofo na lata de extrato de tomate: guarde o que sobrar na geladeira, em vasilha de louça ou vidro, tendo o cuidado de cobrir com um pouco de azeite ou óleo. Assim você evita que se forme mofo na massa.


•Para que o refogado assimile melhor o sabor da cebola: acrescente ao óleo uma colher das de sopa de margarina. Dessa forma também a cebola não corre o risco de queimar.


•Para tornar a cebola mais digestiva:, deixe-a de molho por uns minutos em água quente (com casca) antes de usá-la.


•Para evitar a formação de grumos em molho branco: retire a panela do fogo com a farinha e a manteiga e misture bem. Volte a panela ao fogo e continue o cozimento, mexendo sempre até engrossar. Só então acrescente, aos poucos, o leite.


•Para tirar cheiro de alho e cebola das mãos: guarde sempre na geladeira um pouco de pó de café usado. É excelente.


•Para cozinhar um ovo com casca rachada: passe sobre a fenda um pouco de suco de limão e deixe secar. Em seguida, coloque o ovo com muito cuidado na panela com água quente e uma pitada de sal.


•Para uvas passas ficarem deliciosas: guarde-as embebidas em licor; isso faz com que elas fiquem deliciosas em pudins de pão, bolos de maçã ou outras sobremesas.


•Para o arroz ficar mais solto e saboroso: pingue algumas gotas de limão deitadas no arroz, enquanto está sendo cozido.


•Para evitar que um ovo que não esteja fresco estrague o seu prato: quebre-os um de cada vez numa xícara à parte, antes de juntá-los aos outros ingredientes de uma receita.


•Para que os ovos cozinhem melhor: não os coloque imediatamente na água fervendo se estiver retirando-os do refrigerador. Para que eles cozinhem melhor é aconselhável colocá-los antes, por uns 2 ou 3 minutos, em água morna.


•Para facilitar na hora de picar passas ou frutas cristalizadas: unte os dois lados de uma faca com manteiga. A operação fica mais fácil.


•Quando preparar ovos pochés: não se esqueça de temperar a água com um pouquinho de sal e gotinhas de vinagre. O resultado será muito melhor.


•Para testar se o bolo está assado: se o palito for muito pequeno, use um espaguete.


•Para guardar sobras de gemas: conserve-as numa xícara ou tigela, totalmente cobertas com água filtrada e na geladeira.


•Para que o feijão fique mais saboroso:, junte, no momento de levar ao fogo, um nabo pequeno e uma folha de louro amarrada com raminhos de salsa e cebolinha verde. Para os que preferem alimentos mais fortes, pimenta-do-reino moída na hora é um tempero que combina muito bem com feijão.


•Para tirar cheiros fortes de dentro da geladeira: por serem porosas, as cascas dos ovos absorvem com facilidade os cheiros.


•Para que as claras ganhem mais volume: estabilidade e fiquem mais “durinhas”, adicione substâncias ácidas, como suco de limão e vinagre.


•Para separar as gemas das claras: émais fácil separar as gemas das claras quando os ovos estão gelados.


•Para que os ovos cozidos não se tornem secos ou com uma consistência de borracha: ovos devem ser sempre cozidos em temperatura média ou baixa.


diversas dicas

Azeitonas Mais Saborosas
Ficarão com um sabor original se as colocar dentro de um frasco cobertas com água, vinagre, e 3 dentes de alho esmagados. Feche o frasco e deixe em repouso cerca de 3 dias antes de consumir

Cozinhar Peixe
Para que o peixe não se desmanche, junte à água da cozedura um fio de vinagre. Para que fique com um sabor mais agradável, aromatize a água com um ramo de cheiros.


Ralar queijo
Antes de começar a ralar, unte o ralador com um pouco de óleo, assim evitará os desperdícios do queijo que a ele ficam agarrados, para além de lhe facilitar a limpeza.


Mostarda Sempre Fresca
Ao fim de algum tempo de uso, a mostarda tem tendência para secar. Para o evitar, coloque uma rodela de limão dentro do frasco, antes de o fechar, substituindo-a em cada utilização.

Secar Sal
Ao temperar um alimento, se verificar que o sal se encontra encaroçado, leve-o ao microondas durante alguns segundos, em potência média, para que fique seco e solto.

Preparar Molho de Tomate

Use pouca gordura quando fizer o refogado. Desta forma, ao juntar o tomate este ficará mais cozido do que frito, o que é bastante mais saudável. Sempre que possível prefira tomate fresco em vez de enlatado. Se for muito ácido junte uma pitada de açucar



dicas de cozinha

Salvar Comida Salgada
Uma pitada de sal a mais basta para que a comida fique salgada. No caso dos legumes cozidos, escorra-os, elimine a água da cozedura e verta-lhes água a ferver. Se acontecer com batatas, opte por fazer puré, esmague as batatas, juntando-lhes leite e ovo batido. Em sopas e guisados, para atenuar o sal, adicione pedaços de batatas cruas, deixe ferver e depois retire-os.



GLOSSÁRIO

Ganache: creme usado na confeitaria para cobrir bolos, bombons, sorvetes e petit-fours. Elaborado com creme de leite e chocolate e pode ser aromatizado com algumas gotas de conhaque.

Gaspacho: prato típico da Andaluzia, Espanha, é uma sopa fria refrescante, que pode ser preparada com vários ingredientes como tomate, pepino, beterraba, etc.

Limão-siciliano: fruta perfumada, de origem italiana. O limão-siciliano tem côr verde-amarelada, sua casca é enrugada e bem grossa. Maior que o limão-galego, porém com menos suco e mais ácido.

Tartare: é o nome dado a preparações com carne crua e condimentada. O mais conhecido é o steak tartare, preparado com carne de boi picada, servida crua com gema de ovo e com diversos condimentos. Também esta terminologia é usada para denominar pratos com peixe.

Maçã Granny Smith: de tamanho médio, com casca verde brilhante e polpa ácida. É de origem australiana e indicada para tortas e muitas preparações culinárias.

Vinagre balsâmico: é um vinagre de cor escura, originalmente fabricado em Módena (região do norte da Itália), a partir de uvas brancas e doces. Após os primeiros sinais de fermentação, a mistura é cozida em temperatura baixa, o que lhe confere a cor escura. Somente depois de envelhecido em barris de madeira e quanto mais velho o vinagre, mais ganha sabor e corpo. Este processo de envelhecimento pode levar até 12 anos. Os vinagres considerados nobres, diga-se vinagres balsâmicos gran reserva, podem chegar de 25 a 40 anos de envelhecimento, até adquiriram um perfeito equilíbrio entre o doce e o ácido.

Castanha portuguesa: também chamada de castanha européia, é típica dos países frios. Pequena e achatada, com casca marrom brilhante e polpa acinzentada. Muito usada cozida, especialmente em festas de fim de ano.

Licor de Amaretto ou Fragélico: licor de amêndoas e bebida alcoólica doce, com aroma e sabor de amêndoa.

Vinho Madeira: vinho meio-doce de coloração âmbar-escuro, assemelhando-se ao xerez, mais doce e escuro. Importado de Portugal.



técnicas de culinárias












O que é banho-maria?
- É o nome dado ao processo de aquecer ou cozinhar lentamente qualquer ingrediente, mergulhando em água fervente o recipiente que a contém.

O que é besuntar?
- Besuntar consiste em pincelar com algum tipo de gordura um alimento que está sendo grelhado ou assado, para que não fique ressecado.

O que é apurar?
- Apurar é ferver um alimento, evaporando o líquido nele contido para reduzir o seu volume e concentrar o seu sabor.

Como identifico ponto de bala mole?
- Ponto de bala mole é o ponto em que uma pequena quantidade de calda forma uma bolinha quando resfriada em água.

Como sei que a calda está em ponto de fio?
- Para saber se a calda está em ponto de fio, coloque um pouco da calda em um prato e espere esfriar um pouco. Depois, com a ponta dos dedos, aperte e puxe. Deverá se formar um fio que não se desmancha.

O que é curtir?
- É fazer com que o alimento tome fortemente o sabor de um molho ou bebida alcoólica. A carne, por exemplo, pode ser curtida em vinha d’alhos e as pêras em aguardente.

O que é demolhar?
- Demolhar ou deixar em demolho é manter o alimento em água, durante um tempo, para amolecer ou perder o excesso do sal.

O que é escaldar?
- Escaldar é despejar um líquido fervente sobre um alimento ou ainda mergulhá-lo em água fervente por alguns instantes.

O que é flambar?
- É uma técnica que consiste em colocar uma bebida alcoólica tipo conhaque, whisky, rum, em uma concha de metal de cabo largo, aquecê-la diretamente no fogo e despejá-la em chamas sobre os ingredientes do prato ou preparação culinária.

O que é gratinar?
- É tostar a superfície de um prato levando-o ao forno, depois de coberto com molho branco e polvilhado com queijo ralado.

O que é macerar?
- Macerar é deixar um alimento dentro de um molho ou tempero para que tome gosto e amoleça suas fibras.

O que é marinar?
- É deixar um alimento de molho em uma mistura de temperos durante várias horas, ou até dias, para tomar gosto.

O que é sovar?
- Sovar consiste em bater vigorosamente uma massa, com as duas mãos, até que a massa forme bolhas.

O que é refogar?
Refogar é fritar alimentos em pouca gordura até que fiquem ligeiramente macios.

O que é ponto de quebrar?
É quando uma pequena porção da calda ao ser colocada em água fria, forma uma bala dura, isto é ponto de quebrar.

O que é vinha d'alhos?
- É uma mistura feita de vinho, alho, louro, salsinha, cebolinha verde, pimenta-do-reino e cebola espetada com cravos, utilizada para deixar de molho carnes, peixes e aves.

O que é untar?
Untar é passar margarina, manteiga ou óleo em formas ou superfícies de trabalho.

O que é gelatinizar?
É dar consistência firme à preparações, as quais tenham a gelatina como ingrediente.

O que é gelée?
Preparação que tem como base gelatina e usada para dar brilho a preparações culinárias.

O que é roulade?
É uma preparação que foi recheada e depois enrolada.

Dill: é um tempero de cor verde brilhante, com aroma refrescante e sabor muito delicado. Também conhecido como endro e pode ser encontrado fresco ou seco.

Pimenta-rosa: especiaria de aroma menos delicado, cuja cor enriquece qualquer prato.

Ervas-finas: mistura de salsa, cerefólio, estragão e cebolinha verde.

Ciboulette: condimento culinário, usado em saladas verdes.

Chaud-Froid: é uma iguaria que é preparada quente, mas é servida fria. São peças de carne, aves ou peixes cobertos com molho branco.










A água em que se cozinham ovos é ótima para regar plantas? Isto porque, durante o cozimento, ela retira cálcio da casca.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Cascas de ovos batidas no liquidificador são um dos melhores afiadores para lâminas de metal?
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
As cascas de ovos moídas misturadas com a terra das plantas, são um adubo maravilhoso?
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
A clara de ovo, misturada com cal em pó, é uma ótima cola para porcelana?


DICAS INTELIGENTES



Muitas receitas de polenta pedem água morna ou quente. Mas o segredo de uma polenta leve e sem os gruminhos é prepará-la com água fria e ir mexendo com colher de pau até que ferva e engrosse. O tempo de cozimento é em média de 40 minutos (para o fubá que não é pré-cozido).
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Um molho de tomate rápido?
Refogue 1 lata de tomates pelados no azeite com alho picado por 5 minutos. Junte 1 xícara de suco de laranja e cozinhe por 10 minutos. Sirva sobre massas, pizzas, etc.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Uma cobertura de bolo rápida e fácil?
Misture partes iguais de creme de leite e iogurte natural. Adoce com açúcar de confeiteiro.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Quer gelar a champanha em 20 minutos?
Coloque cubos de gelo num balde, alguns copos de água gelada e 4 colheres (sopa) de sal, de preferência grosso. Acomode a garrafa e complete com água e gelo até encher. Esta dica serve para gelar vinhos e cerveja.


DICAS E SEGREDOS



Pequenas dicas para facilitar sua vida na cozinha

O que devo fazer para eliminar a baba do quiabo? E agora como posso preparar uma perdiz ? Como devo calcular a quantidade de feijão cru por pessoa? Como posso descongelar frutos do mar?

Estas e outras dúvidas são mais comuns que se possa imaginar. Preparamos um dossiê com sugestões e dicas imprescindíveis para o seu sucesso no dia-a-dia.

Para eliminar a baba do quiabo, lave-o ainda inteiro, seque-o e coloque-o numa tigela com um pouco de suco de limão, deixando repousar durante 15 minutos. Depois lave ligeiramente, corte e cozinhe.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
A perdiz pode ser assada, frita ou ensopada, mas a primeira é a melhor forma de preparo. Recomenda-se cobrir a perdiz com bacon para evitar que a carne fique muito seca. A perdiz também é ótima para refogados e temperada com alguma bebida alcoólica (conhaque, vinho branco ou champanha).
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Calcule o feijão: 1 xícara de feijão cru serve três pessoas depois de pronto.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Para descongelar frutos do mar, coloque o pacote ou vasilha na geladeira e deixe descongelar lentamente, sem tirar da embalagem.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Para que as batatas fritas fiquem bem sequinhas, depois de cortadas, coloque-as em água fervendo por alguns minutinhos e, em seguida, em água com gelo. Escorra bem, frite em bastante óleo e escorra em papel-toalha.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Depois de ralar frutas e legumes, dá o maior trabalho limpar o ralador. A melhor maneira é cobrí-lo com filme plástico, e só então ralar.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Nunca recongele alimentos que você retirou do freezer, mas não chegou a usar.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Quando o purê fica muito aguado, basta salpicar a mistura com um pouco de leite em pó.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Antes de fritar a banana, passe-a em farinha de trigo. Assim ela não fica encharcada na gordura.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Para manter a couve-flor branca, adicione um pouco de leite a água do cozimento.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Uma colher (chá) de gelatina em pó, equivale a uma folha.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Se os biscoitos grudarem na assadeira, coloque-os sobre a chama do fogão durante alguns segundos. Eles soltarão facilmente.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Para que o bolo não grude no prato em que vai ser desenformado, polvilhe o prato com açúcar de confeiteiro.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Sempre que congelar algum prato pronto, evite temperá-lo muito, pois o congelamento acentua o sabor dos temperos.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Dica nutritiva: em vez de untar a forma de bolo com farinha de trigo, use aveia , farinha de rosca ou farelo de trigo. Além de saudável, o bolo adquire uma textura diferente.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Para fazer um ovo frito perfeito, você deve untar a frigideira com azeite ou manteiga e colocar o ovo. Tampe e cozinhe em fogo moderado até o ponto desejado. Tempere e sirva.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
O peixe não gruda na assadeira e fica com mais sabor se o fundo da assadeira for forrado com uma camada de fatias de batatas cruas.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Para reaproveitar as sobras de batatas cozidas, mergulhe-as em água quente e leve ao forno por 20 minutos.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Iogurte com cebola ralada é uma mistura muito gostosa para se colocar sobre batatas assadas.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Para empanar pedaços de frango sem fazer sujeira, coloque a farinha dentro de um saco plástico. Junte os pedaços de frango e chacoalhe até misturar bem.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Misture a maionese que sobra no fundo do vidro com um pouco de suco de limão e você terá um ótimo molho para salada.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Se o molho ficar salgado demais, junte uma fatia de pão e cozinhe mais um pouco.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Se um molho à base de farinha encaroçar, basta passá-lo pela peneira.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Para bater a maionese, utilize sempre uma vasilha de louça ou de vidro, nunca de metal.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Se o molho de carne ficar sem cor, acrescente duas colheres (chá) de café solúvel.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Para engrossar molhos, acrescente 1 colher (sopa) de farinha de trigo dissolvida em água fria.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Nunca requente o café diretamente no fogo, ele fica melhor requentado no banho-maria.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
O açúcar a ser empregado no preparo de doces e sobremesas pode ser perfumado com raspas de limão ou de laranja.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
O café adoçado com açúcar mascavo fica muito mais gostoso se você ferver o açúcar junto com a água.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Guarde as azeitonas na geladeira cobertas com água filtrada, sal e um pouco de azeite. Assim elas não ficarão rançosas.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Você sabia que...o bicarbonato de sódio, é um tipo de sal?
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Para que as panquecas fiquem mais gostosas, deixe a massa descansar por 30 minutos, antes de fritar.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Para rechear pastéis, o recheio deve estar frio, caso contrário a massa ficará encruada.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Empadas e barquetes devem esfriar antes de serem tiradas das formas.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Uma hora antes de fazer o bolo retire a manteiga, o leite e os ovos da geladeira. Eles devem estar à temperatura ambiente quando adicionados à massa.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Para assar massa folhada, não unte nem polvilhe a assadeira. Apenas molhe a assadeira com água.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
A polenta frita fica mais macia e com uma crosta crocante se você passar na farinha de trigo antes de fritar.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
A macarronada ficará mais saborosa se você misturar um pouco de pimenta-do-reino ao queijo ralado.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
O creme chantilly rende mais e não fica tão pesado quando se acrescenta uma clara de ovo ao creme de leite.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Para tirar o ranço da manteiga, coloque-a numa vasilha com água e 1 colher (sopa) de bicarbonato. Deixe por 24 horas e depois lave com bastante água.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
O queijo não endurece se você passar manteiga ou margarina na parte cortada.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
O soro do iogurte não deve ser eliminado: ele contém proteínas de alto valor biológico.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
O iogurte não pode ser guardado em recipientes de vidro transparente, pois a luz destrói a vitamina B2, existente no produto.

Dicas para Bolos Artísticos


Separe com antecedência todo o material necessário.
Use sempre produtos de boa qualidade, garantindo um resultado satisfatório.
Não use produtos que você não conhece antes de testá-los.
Nunca recheie e monte um bolo artístico no mesmo dia (principalmente se for receber a pasta americana).
Para que seu bolo fique firme sem risco de quebrar, faça a massa sempre um dia antes da montagem.
Use ovos grandes, pois terá bolos fofos
Use sempre farinha de trigo especial peneirada para aeirar a massa.
Misture sempre o fermento em pó com um garfo antes de utiliza-lo.
Após retirar o bolo do forno, espalhe um pouco de farinha de trigo sobre a massa. Este procedimento retira o cheiro de ovo.
Em seus bolos, use essência de baunilha laranja da MAGO para obter uma massa amarelinha e muito saborosa.
Substituindo manteiga por margarina na massa de bolo, acrescente uma colher de chá de essência de manteiga da MAGO. Assim deixará seu bolo gostoso.
Use sempre recheios duráveis (nunca com frutas in natura), pois os bolos artísticos requerem muito tempo para decoração.
Utilize sempre caldas neutras, apenas com água, açúcar e essências. Assim é mais seguro que o bolo não azede.
Para bolo amanteigado, não regue muito, pois a manteiga já deixa o bolo úmido e fofo o bastante.
Tome muito cuidado com as cores. Em bolos para casamentos, use tons pastéis.
Cuidado com os corantes. Sempre coloque aos pouquinhos. É mais fácil escurecer do que clarear uma massa.
Deixe sempre as pastas e glacês tingidos descansarem por no mínimo 20 minutos para fixar as cores.
Sempre treine desenhos e esculturas antes da confecção do bolo, e nunca no próprio bolo.
Pratique bastante e crie um estilo próprio.
Faça um estoque de flores de massa elástica. Ela tem validade de 6 meses.
Se o bolo requer muito tempo para decorar, deixe-o todo montado (regado e recheado) de véspera, coberto por papel alumínio e leve a geladeira. Retire da geladeira 2 hs antes de cobrir e decorar.
Para facilitar seu trabalho, prepare a pasta americana um dia antes de cobrir o bolo. Deixe guardada em saco plástico. Na hora de usar amasse, se tiver muito dura acrescente água morna (de uma em uma colher (sopa) até ficar macia).
Em bolo de andar, tome cuidado com a altura de cada um para que não fique desproporcional
Em bolos com laços e drapeados, faça-os com uma altura entre 8 e 11 cm.
Capriche nos recheios, pois eles valorizam o bolo tanto quanto sua decoração.


bico de confeitar


Bicos de Confeitar
Os bicos de confeitar são pequenos cones de metal ou plástico, com diferentes acabamentos nas pontas.
Utilizados por confeiteiros desde os tempos antigos, hoje se encontra mais de 300 modelos de bicos. Alguns deles se tornam indispensáveis para a confeitagem de bolos.
Os bicos podem ser reconhecidos pela numeração ou pelo nome da classe à qual pertence. Os nomes das classes relacionam, o bico com seu acabamento ou com a função que cumprem.

São eles:
Perlê
Tem acabamento redondo liso.
São indispensáveis para fazer trabalhos no sistema de pressão.
Pitanga
Tem acabamento em forma de estrela.
Permite a decoração de um bolo inteirinho, fazendo uma estrela ao lado de outra.
Pétala
São usados para fazer as pétalas da maior parte das flores em glacê real.
Babado
São bicos especiais para fazer babados.
Dentre eles há duas famílias: uns são lisos e outros serrilhados.
Serra
Dentro da classe dos bicos serra vamos encaixar os retos e os perlês riscados.
Folha
Apesar de serem apropriados para fazer folhas, estes bicos podem ser utilizados com movimento de concha e ziguezague.
Flores
De diferentes modelos, são reconhecidos por terem um prego no meio. Formam flores simples, mas rápidas e fáceis de fazer.
Chuveirinho
Parecem com um dedal e são apresentados em dois tamanhos.
Servem para imitar grama, pêlos de animais ou cabelos de palhaço.
Curvos
São utilizados tanto para a realização de bolos como para acabamentos em geral.
Dois fios:
Ornamentação de superfície lisa, dá um aspecto bonito com paralelismo ou entrecrusamento dos fios, imitação de ripas, vitrais e papel pautado.
Telhado:
Castelo, quiosque, casinha.
Cordão Rei:
Arremates das bordas dos bolos, bandejas e tabuleiros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário