quinta-feira, 17 de novembro de 2011

bicabornato de sódio e suas utilidades




Tenha sempre em casa Bicarbonato de Sódio, ele é muito útil, veja as dicas:



Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato de sódio é útil em quase tudo. Pode ser usado umas pitadas em cima do creme dental, ajuda a branquear os dentes. Usa-se uma colher (cafezinho) em ½ copo de água para fazer bochecho após escovar os dentes, ajuda a combater à carie dentária e aftas. Quando sai firidinha no canto da boca ou na língua, coloca-se uma pitada em cima, arde e queima um pouquinho, mas logo cura, aplicar 3xdia. Usa-se também em bolos junto do fermento bem pouquinho para massa ficar leve. Usa-se como antiácido para aliviar dor de estomago. Usa-se com água morna uma colher (sopa) bem cheia em meio litro de água, para limpar a geladeira, tira o odor impregnado de alimentos. E também tem várias dicas de limpeza onde é utilizado o bicarbonato de sódio. Enfim, se faz várias coisas com bicarbonato de sódio, por isto é importante sempre ter em casa.

Como antiácido para aliviar dor de estomago: Dissolver 2,5g (1 colher de café) em um copo de água filtrada e tomar 30 minutos antes das refeições, para neutralizar o excesso de secreção gástrica no estômago. Não usar juntamente com dieta láctea (a base de leite) devido a possibilidade de ocorrência de síndrome alcalino-láctea. (Fonte: Resolução-RDC N° 199, de 26 de outubro de 2006 – ANVISA)

Remoção de odores de geladeira e freezer: Depois de retirado todo o gelo, limpe com um pano limpo ligeiramente embebido em água com bicarbonato de sódio [uma colher (sopa) bem cheia em meio litro de água morna] e depois seque com um pano limpo. Esta mesma solução pode ser utilizada para retirar qualquer cheiro forte que tenha ficado no plástico, mergulhe os vasilhames em água com bicarbonato de sódio, e deixe por vários minutos, depois lave normalmente com água.

Limpeza da cafeteira de aço inox: Adicione duas colheres (sopa) de bicarbonato de sódio a um volume de água equivalente a sua capacidade, deixe-a ferver durante 10 a 15 minutos numa vasilha e então despeje a solução sobre a cafeteira.

Limpeza da garrafa térmica: Lave a ampola (vidro prateado) com uma solução de água quente e bicarbonato de sódio para retirar resíduos do líquido. Enxágüe bem. Não use utensílios de metal para limpar a ampola de vidro, pois ela é frágil.

Sujeira ou manchas no aço: Aplique uma mistura feita com bicarbonato de sódio dissolvido com álcool etílico, até formar uma pasta (tipo pasta cristal), usando um pano macio ou uma bucha de náilon para passar na superfície do aço inox, faça-o sempre da maneira mais suave possível, utilizando passadas longas e uniformes, no sentido do acabamento polido, caso houver. Evite esfregar com movimentos circulares, depois, enxágüe com bastante água, preferencialmente morna e seque com pano macio.

Use bicarbonato de sódio na limpeza de utensílios de inox, dissolva 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio em um litro de água e lave as peças.

Para limpar panela queimada, salpique com bicarbonato de sódio e umedeça, depois de algumas horas lave, o queimado sairá facilmente. E, se a comida grudou, encha a panela com água quente e duas colheres de bicarbonato de sódio. Deixe algum tempo e limpe. Outra dica é o uso do Limoníaco.

Para cinza de cigarro no cinzeiro que continuam a queimar e são desagradáveis, evite isso colocando um pouco de bicarbonato de sódio no fundo do cinzeiro.

Limpeza de carpetes: Uma desodorização rápida pode ser obtida pulverizando-se o carpete com bicarbonato de sódio e aspirando logo a seguir.

Para evitar manchas amareladas em lycra branca: depois de lavar e enxaguar, logo em seguida, deixar por pouco tempo de molho em água contendo um pouco de bicarbonato de sódio, secar a sombra.

Para tirar aquelas marcas que com o uso ficam nas bordas internas das xícaras de café ou chá, basta esfregar bem com um pano úmido e bicarbonato de sódio.

Para desentupir o cano da pia, jogue dentro dele um pouco de bicarbonato (2 a 4 colheres de sopa), derramando em seguida meia xícara de vinagre.

Para limpar pentes, escovas e rolos de cabelo: Adicione 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio em ½ colher (sopa) de hipoclorito de sódio numa bacia com um pouco de água morna. Coloque os objetos e deixe um pouco, mexendo sempre. Enxágüe e deixe secar no ar.

Para remover o mofo das cortinas do chuveiro: Use bicarbonato de sódio.

Para remover a corrosão da bateria: Esfregue os terminais da bateria e ganchos com uma solução de água com bicarbonato de sódio. Depois passe vaselina sólida.

Ladrilhos e cerâmicas: Para uma limpeza leve, lave os ladrilhos com uma solução de ½ xícara de amônia, ½ xícara de vinagre branco, ¼ de xícara de bicarbonato de sódio em 1 litro de água morna.

Para tirar manchas de ferrugem nos tecidos, passe uma mistura de suco de limão com bicarbonato de sódio. Ou coloque suco de limão sobre a mancha, depois cubra o local com sal e deixe no sol por 20 minutos. Para ambos os casos, repita a operação se a mancha persistir e depois lave normalmente. Para remover as manchas de ferrugem em tecidos pode ser utilizado também o Tira Ferrugem.

Manchas amareladas de tecidos: Para clarear tecidos de algodão e linho já amarelados pelo tempo, ferva o tecido numa panela bem limpa por 1hora em uma solução de sal de cozinha e bicarbonato de sódio. Usar Bicarbonato de Sódio em Casa

O Uso do Bicarbonato no banheiro e sala de estar.
Para limpar pia, bidê e vaso sanitário, faça uma pasta concentrada de limão e bicarbonato, depois, com uma escova apropriada, esfregue a louça do banheiro para remover o limo acumulado.
 
Para tirar o mofo, polvilhe bicarbonato de sódio sobre um pano úmido e passe sobre as superfícies mofadas do banheiro. Faça isso logo que notar a presença do mofo, assim você evita manchas.
.
Para desodorizar tapetes e carpetes, basta polvilhá-los com o pó de bicarbonato, deixar agir por duas horas e usar um aspirador para retirar o pó que deverá ter absorvido os maus odores.
.
Para limpar pisos, misture meia xícara de vinagre, três colheres de sopa de bicarbonato e 1 colher de amaciante (para aromatizar) em um balde com água. Essa medida é suficiente para limpar o piso de um apartamento médio, deixando-o desinfetado e cheiroso.
.
Para resolver problema de mau cheiro nos ralos,misture bicarbonato de sódio e vinagre em partes iguais e derrame a mistura sobre os ralos.





O uso do bicarbonato, na cozinha.


O bicarbonato é ideal para limpar utensílios
impregnados com cheiro de café. Tanto cafeteiras como garrafas térmicas podem ser limpas usando quatro colheres de sopa de bicarbonato diluídas em dois litros de água fervente. Derrame a solução sobre os utensílios e, depois que esfriarem, enxágue bem.
 
Para deixar as superfícies de aço inox mais brilhantes, prepare uma pasta acrescentando álcool ao pó de bicarbonato de sódio até que a mistura fique com uma textura pastosa, porém dissolvida. Depois, derrame a pasta sobre a superfície e, com um pano macio, limpe suavemente acompanhando o acabamento (não limpe em círculos, pois pode marcar). Se preferir uma limpeza ainda mais suave, prepare uma solução contendo uma colher de sopa cheia de bicarbonato de sódio diluída em um copo de 200 ml de água. Com um pano umedecido na solução ou uma esponja macia limpe superfícies de aço inoxidável e veja como brilham mais.
 
Já os utensílios feitos de inox podem ser limpos assim: dissolva apenas uma colher de bicarbonato de sódio em um litro de água. Deixe os utensílios de molho por 30 minutos, depois enxágue normalmente e seque com um pano limpo para evitar manchas.
-
Para desentupir o cano da pia, coloque duas colheres de bicarbonato de sódio dentro do ralo e derrame água quente até que todo o pó escorra. Caso necessário, repita a operação.
 -
Para retirar as crostas de sujeira queimada do forno e do fogão, espalhe uma camada fina de pó de amoníaco em toda a superfície que precisa ser limpa e deixe agir por cerca de duas horas. Depois, passe um pano embebido em solução de água e bicarbonato (uma parte de bicarbonato para duas de água) e finalize passando um pano seco. O forno ou o fogão devem estar frios para a realização dessa limpeza.
9 - Ao cozinhar ovos em uma panela de alumínio, acrescente uma colher de café de bicarbonato para evitar que o interior da panela fique escurecido. Se o problema já tiver ocorrido, ferva água com duas colheres de sopa de bicarbonato na panela manchada, depois use a mesma água para umedecer a esponja com a qual se deve esfregar o interior da panela.
-
Para evitar que micro-organismos se proliferem na esponja da cozinha, deixe-a de molho em um pote (do tamanho de um pote de margarina) com água e duas colheres de sopa de bicarbonato.
 -
O bicarbonato pode ser eficiente para limpar as velas dos filtros de barro, basta esfregar o pó sobre as velas e depois enxaguar bem. 

- Limpe frutas e vegetais usando uma mistura de bicarbonato de sódio e água para remover a sujeira. Depois enxágue com água corrente. - No meio da sua receita de bolo você descobriu que o fermento acabou? Substitua fermento por bicarbonato usando um pouco mais do que a medida original da receita. O bicarbonato costuma realçar a cor dos bolos, especialmente os de chocolate. 


Veja a seguir quais funções o bicarbonato pode adquirir em cada cômodo de sua casa e aproveite para economizar no uso de produtos químicos fortes que podem prejudicar sua saúde e o meio ambiente.


Bicarbonato para higiene e saúde
-
Vale deixar um pote contendo bicarbonato no armário do banheiro, já que o produto é aliado também na higiene pessoal. Para deixar os dentes mais brancos, por exemplo, você pode colocar apenas uma pequena pitada de bicarbonato sobre o creme dental e escovar os dentes normalmente.
-
Outra dica é bochechar um pouco de água com bicarbonato (uma pitada é suficiente para meio copo de água) para se livrar de aftas, além de ajudar a prevenir as cáries. O bicarbonato neutraliza a acidez da boca que contribui para o aparecimento de aftas e cáries, mas o contato direto com o pó pode agravar as lesões.
 -
O bicarbonato de sódio também pode ser usado em questões de saúde, para aliviar sintomas de azia e má digestão. Para tanto, tome um copo de água misturado com uma colher de café de bicarbonato de sódio. Pessoas hipertensas, no entanto, precisam usar esta receita com cuidado, pois a mistura da solução de bicarbonato e água com os ácidos do estômago resulta na formação de sal. Além disso, causa gases inevitáveis.


Dicas Caseiras


-
Antes de lavar as camisas, aplique xampú nos colarinhos. O xampú tira a gordura e facilita a lavagem.
-
Para tirar o cheiro forte da geladeira ou de vasilhames plásticos, é só lavá-los com bicarbonato de sódio diluído em um pouco de água. No caso dos vasilhames, deixe-os mergulhados nessa solução por algum tempo.
 -
Torne o detergente mais eficiente, dissolvendo algumas
gotas de vinagre. Suas panelas ficarão brilhando e sem gordura.
 -
Para desenvolver o brilho à pia de aço inox.
Basta embeber um chumaço de algodão e passar por toda a bancada.Seque bem e passe uma flanela limpa em seguida.
outra alternativa é usar um pano molhado com álcool.
-
Se a máquina de lavar começou a falar ou se ela mais parece
um depósito de sujeira, esperimente um macete antes de chamar o técnico especializado.Coloque a água, em vez da roupa suja,
litros de vinagre branco
. Ele vai dissolver os resíduos de
sabão nas mangueiras e a sujeira que se acumulou nas engrenagens.
 -
Sal ajuda a tirar a maioria das manchas. Na dúvida, antes de usar qualquer produto para tirar manchas no tecido, passe um pouco de sal para facilitar a retirada.


Dicas Caseiras


Panelas queimadas e grudadas: Salpique a panela queimada com bicarbonato de sódio, colocando um pouco de água, somente o necessário para umedecer. Deixe ficar por algumas horas. Depois, você poderá tirar o queimado com maior facilidade.



Vedar rachaduras em louça: uma maneira simples de vedar pequenas rachaduras em louça é ferver o utensílio no leite, em fogo brando, por 45 minutos. Se a rachadura não for muito profunda, a proteína do leite a vedará.


Retirar decalques antigos: podem sair com facilidade se passarmos sobre eles, com um pincel, diversas camadas de vinagre branco. Deixe o vinagre umedecer bem o decalque e, com cuidado raspe.


Retirar umidade: pode ser retirada de papéis ou páginas de livros antigos colocando-se um pouco de amido de milho (maizena) sobre a parte afetada. Deixe permanecer por vários dias antes de retirar.


Quando o senhorio disser: "nada de prego na parede", pendure os quadros com agulha de máquina de costura. Elas agüentam até 15 quilos, mais ou menos, e não esburacam.( vou testar e depois eu conto se deu certo)


Para tirar as marcas de bainhas desmanchadas: molhe com uma esponja com bastante vinagre branco e depois passe com ferro morno.






Umidade no Armário
Para combater a umidade no armário podemos usar um pedaço de carvão vegetal ou pedaços de giz. Colocamos o pedaço(s) em uma tigelinha de vidro no armário. O carvão e o giz atrai a umida.

Sem cheiro
Coloque meia xícara de leite na água em que for cozinhar couve-flor.
Ela ficará mais alva e saborosa e não desprenderá seu cheiro característico

Faltou leite condensado
Caso você não tenha leite condensado, poderá dar um jeitinho, fazendo a receita abaixo:No liquidificador misture: 1 xícara de leite em pó, 1 xícara de açúcar, 2 colheres de sopa de manteiga e 2 xícaras de água quente filtrada. Bata tudo até formar um creme. Use como leite condensado

Roupas Manchadas por roupas coloridas
Numa panela, que caiba a roupa manchada, ferva água suficiente para cobrir a roupa em questão.

Depois de ferver, coloque uma boa quantidade de açúcar, junte a roupa e deixe fervendo ate que a mancha desapareça.

Este truque só serve para roupas que não encolham e de algodão, tecido sintético não pode. E se forem coloridas, verifique se a cor é firme.


Cuidados com as Lingeries ( Calcinhas, Sutiãs, Bodys, Camisolas...
As lingeries costumam amarelar depois de várias lavadas, para que isto não aconteça, habitue-se deixá-las de molho em uma mistura de água e bicarbonato de sódio antes de lavá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário