quinta-feira, 17 de novembro de 2011

eva doce e suas benfeitorias




Ela pode ser usada na área da saúde, beleza e culinária, suas principais utilidades são vistas em:

- Ajuda no emagrecimento associada a uma dieta saudável;
- Usada em travesseiros aromatizados devido seu aroma agradável estimulando o relaxamento de todo o corpo;
- Na culinária a erva doce é muito utilizada em receitas de bolos, pães, saladas, sucos, drinques, entre outros;
- É muito usada para tratamentos de pele;

Por meio da ingestão do chá:

- Usada contra cólicas de bebês;
- Melhora de tosses e bronquite por apresentar papel expectorante;
- Melhora problemas digestivos e gases;
- Durante a amamentação o chá de erva doce associado ao consumo de água é um excelente estimulante à produção de leite;
- Previne a retenção de líquido comum de acontecer principalmente no verão;
- No período de finalizar a amamentação materna noturna, o ideal é trocar a mamada pelo chá de erva doce, com isso o bebê vai deixar de acordar de madrugada para mamar;

O ideal e a melhor maneira para se consumir a erva doce é em forma de chá. Criar o hábito diário de consumir chá de erva doce junto a hábitos alimentares adequados o ajudarão a ter uma pele mais saudável e bonita e seu organismo se tornará mais equilibrado, além, de suas propriedade na melhora do relaxamento do corpo. Os chás, sem açúcar, não possuem nenhum valor calórico e por isso, podem ser consumidos livremente.



Suas sementes em infusão são anti-séptico reconfortante para constipações e tosse. suas propriedades alcalinizantes, funciona como expectorante.

É um vegetal rico em celulose, substância muito importante para o bom funcionamento dos intestinos. É estimulante da digestão, diurética, coagulante e carminativa. Contém vitaminas do Complexo B, principalmente Niacina, cálcio, fósforo, ferro, magnésio e potássio. A Niacina tem por função ajudar a digestão, além de estimular o apetite. O Cálcio e o Fósforo atuam no organismo conjuntamente participando da formação dos ossos e dentes, coagulação do sangue, construção muscular e transmissão normal de impulsos nervosos. O anetol é o principal constituinte ativo e é aromatizante.

A Erva Doce tem bons resultados contra diarréias, especialmente em crianças; contra cólicas do ventre e favorece a ação digestiva. É também, boa para azia. Aumenta o leite das lactantes e o azeite das sementes é indicado para matar piolhos. É usada para os problemas de asma, digestão difícil, excitação nervosa, insônia e cãibras. Como dentifrício, serve para refrescar a boca, purificar o hálito, clarear os dentes e tonificar as gengivas.

O infuso das sementes facilita a digestão, alivia flatulência e cólicas intestinais, acalma excitação nervosa e insônia. Age contra a cólica de recém nascidos. As avós recomendavam que as lactantes tomassem em jejum para aumentar o leite.

Para o cansaço ocular, faça uma decocção com 2 colheres de sopa de sementes em 250 ml de água e ferva por 3 minutos. Deixe amornar, embeba

duas gazes limpas e coloque nas pálpebras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário