segunda-feira, 19 de setembro de 2011

como estimular a criatividade de nossos filhos dicas













Deixe seu filho brincar se sujar de terra de tinta leve-o no parque deixe ele fazer arte sobre sua supervisão leve para andar de bicicleta extravasar a sua energia a criança agir como criança tire-o do vídeo game da tv .aqui algumas dicas do que fazer: :


1. Inventar histórias. Cada um tem dez segundos para continuá-la. É um jogo bastante divertido!


2. Brincar de ateliê. Vale fazer uma massinha misturando farinha com água e guache, por exemplo. Eles adoram.


3. Dançar e cantar. Imagine você fazendo uma coreografia junto com eles. Vai dar até para cobrar ingresso da família.


4. Jogos de tabuleiro, quebra-cabeça e dominó.


5. Cozinhar juntos. Receita de biscoito infalível: 100 g de açúcar + 200 g de margarina + 300 g de farinha de trigo. É só amassar, deixar 30 minutos na geladeira, abrir e cortar os biscoitos. Mais 10 minutos no forno e está pronto. Sucesso garantido!


6. Brincar de pega-pega. Com versões inventadas por vocês. Quer uma? Quem for pego vira estátua e outra pessoa precisa “libertá-lo” encostando nele.


7. Ver os bichos do jardim. Vale pegar uma lupa e procurar com seu filho formigas, tatus-bolas e, quem sabe, joaninhas!


8. Criança pequena chora mesmo. Se ela estiver crescendo, ganhando peso e saudável, sossegue. Essa fase vai passar.


9. Ler livros. Pode ser um novo ou aquele apreciado pela centésima vez.


10. Brincar de faz-de-conta. Improvise fantasias e arraste móveis se for preciso. Vai valer a pena.





Organize uma exposição de arte com os desenhos de seu filho. Vocês podem escolher o tema juntos: pinturas de super-heróis, meios de transporte, personagens do filme favorito etc. Telas em branco ou molduras de quadro podem servir de display para as pinturas. As obras podem ser expostas no corredor da casa, em uma parede ao lado de uma escada ou mesmo no quarto da criança. Vocês podem, ainda, atualizar a exposição à medida em que o pequeno artista for produzindo novas criações. A cada exposição pronta, fotografe todas as obras e montem um catálogo digital.


Construa um arranha-céu com caixas de papelão. Comecem coletando caixas de papelão de tamanhos diferentes. Isso pode ser feito sempre que forem ao supermercado, por exemplo. Empilhem as caixas, formando uma torre com diferentes níveis (a maior embaixo e a menor no topo). Una-as com fita adesiva. Depois, decorem o prédio com janelas, colunas, terraços, portas e garagem usando tinta, papel colorido e canetinhas. As áreas que sobrarem entre as caixas podem virar terraços para os bonequinhos da criança.


Comece uma coleção junto com seu filho. Pode ser de moedas, selos, botões, folhas, animais em miniatura, pedras, ímãs de geladeira ou qualquer outra coisa que desperte o interesse da criança. Providenciem um recipiente ou album apropriado para guardar as peças e convidem as pessoas mais chegadas da família para participar do projeto. Quando alguém viajar, por exemplo, pode trazer itens diferentes para a coleção se surgir a oportunidade. Ao cuidar de uma coleção, os pequenos têm a possibilidade de administrar quantidades, de fazer comparações e de exercitar o senso de organização e de socialização.




Chame seu filho para um piquenique. Não são necessários grandes preparativos para isso. Pode ser um lanche da tarde no quintal, na pracinha ou em um parque próximo. O importante é escolher um dia bonito e sair de dentro de casa. Pense em um cardápio descomplicado: um sanduíche fácil de preparar, frutas, suco em caixinha, água. Deixe seu filho ajudar a embalar os sanduíches e a organizar todos os itens em uma mochila ou cesta, que pode ser uma daquelas de plástico mesmo.


Façam jogos americanos personalizados. Uma sugestão é recortar desenhos ou fotos de revistas que representem as atividades que a criança deve fazer antes de ir para a escola (vestir o uniforme, pentear os cabelos, tomar café, escovar os dentes etc). Cole as imagens em uma cartolina e escreva ao lado o que cada uma delas representa. Você pode também enumerar a ordem em que cada coisa deve ser feita. Plastifique dos dois lados e pronto! Esse pode ser um jeito divertido de ajudar as crianças que estão começando a ir para a escola a entender a nova rotina.

Decorem canecas para um lanche com os amiguinhos da escola ou do condomínio. Providenciem canecas lisas e canetas para porcelana. Passe um pano com álcool na caneca para garantir que a superfície esteja bem limpa, o que ajuda a fixar a tinta. Planejem o desenho de cada caneca pensando na personalidade de cada convidado. Coloquem o nome de cada um para finalizar. Depois, presenteie cada criança com sua caneca.

Convide seu filho para ajudar a preparar uma refeição temática. Pode ser a noite da pizza, da comida mexicana, do macarrão etc. Planejem o cardápio (com direito à sobremesa, claro), separem os ingredientes e dividam as tarefas. Vocês podem caprichar na decoração da mesa e pensar em acessórios que cada um pode vestir para deixar o jantar ainda mais especial e divertido.

Façam um boneco cabeça de capim. Separem vasinhos, terra e um pouco de alpiste. Desenhem modelos de olhos e bocas numa folha e recortem. Em seguida, colem os recortes nos vasos e plantem o alpiste. Reguem juntos e acompanhem o crescimento da cabeleira! Se quiserem inventar, cortem o alpiste criando “penteados” diferentes!








4 comentários: