sábado, 10 de setembro de 2011

TUDO SOBRE GRAVIDEZ PARTOS,SINTOMAS


  Gravidez é um momento único  no qual você não conhece o ser que esta no ventre já o ama incondicionalmente  como pode ser isso? não a explicação sómente amamos ,desejamos ,sonhamos , planejamos a vida dessa pessoinha tao amada...


Após confirmada a gestação, a mulher deve fazer vários exames de sangue. O objetivo é detectar qualquer alteração ou doença que possa acometer a criança ou comprometer o seu desenvolvimento no útero. Os exames realizados, geralmente, são os seguintes:

• Grupo sanguíneo e fator Rh: importante porque se a mãe for Rh negativo e a criança Rh positivo (caso o pai seja Rh positivo), pode ocorrer uma incompatibilidade sanguínea que leva à destruição das células vermelhas do feto, podendo levar à sua morte antes mesmo do nascimento. Com esse exame, é possível impedir a produção dos anticorpos com medicação específica.


• Hemograma completo: Detecta anemia e infecções. A mulher precisa estar em jejum de três horas. “Esse exame dever realizado mensalmente durante a gestação”, afirma o ginecologista e obstetra Marco Antônio Lenci, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

• Glicemia: Útil para detectar intolerância à glicose e diabete. Será repetido na 26ª semana de gravidez, quando o corpo apresenta mais dificuldade para assimilar o açúcar. Realizado em jejum de oito horas.

• Anti-HIV: para detectar a infecção por esse vírus (vírus da AIDS). Isso é importante porque existem medicamentos que se utilizados de maneira correta e no momento certo podem reduzir bastante o risco de transmissão do vírus para o bebê.

• Exame de sífilis (VDRL): essa doença é causada por uma bactéria e pode ser transmitida ao bebê, podendo causar malformações.

• Exame de toxoplasmose: doença causada por um protozoário, também pode ser transmitido ao feto e causar malformações.

• Exame de rubéola: doença viral, que pode levar a abortamento e malformações graves.

• Hepatites B e C: caso a mãe seja portadora de um desses vírus, existem condutas que reduzem a transmissão do mesmo para o bebê.

• Citomegalovírus (CMV): Indica se a paciente já foi infectada ou não pelo vírus.

• Exame de urina e urocultura: para detectar infecção urinária. A ocorrência de infecção urinária, durante a gestação, pode aumentar o risco de parto prematuro e de infecções mais graves (como a renal). Segundo o obstetra Marco Antônio Lenci, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, também pode ser útil na detecção de proteínas em gestantes hipertensas – o que indica a presença de pré-eclampsia. Também é válido para o acompanhamento de grávidas diabéticas. Deve ser realizado com a primeira urina da manhã ou após três horas sem urinar. Isso para que o líquido esteja com concentração adequada para ser examinada.

 




                                                      Gravidez de semana a semana
                                                                      concepção




 1ª  semana





Seu ovo fertilizado (atingido por um espermatozóide), divide-se pela primeira vez apenas 1 dia após serem fertilizados. A divisão continuou os seguintes dias e formar uma bola, chamada blastocito, que nos primeiros 4 dias podem ter mais de 100 células. Após 5 dias, eles começam a dividir em 2 grupos. O grupo de células no anel externo irá formar a placenta que vai acolher o seu bebé. As células do anel interno passará a ser o embrião em si. Essas células são os chamados interior As células estaminais, que têm a extraordinária capacidade de transformar em mais de 200 tipos de células de qualquer parte do corpo (que é por isso que é tão interessante para investigar tratamentos para algumas doenças).

Com 7 dias, o ovo fertilizado para baixo o Falópio e atinge o útero, o seu refúgio durante os próximos 9 meses.

Ele já passou mais de uma semana após a concepção, mas até que você tenha a primeira ofensa, em regra, não sabia nada sobre sua gravidez. Embora, é preciso dizê-lo, há mães que notaram mudanças hormonais logo em seguida. Aconteça o que acontecer, você está grávida. Parabéns!

2ª semanas


A gravidez é medido a partir da última semana, em regra, mas o bebê foi concebido antes. Início em 2 semanas, está a desenvolver o que chamamos embrião, que é basicamente uma cabeça, um tronco e um rabo enrolado. As primeiras semanas de gravidez é muito importante porque, embora ainda seja um embrião começa a desenvolver as bases do que será seu corpo, suas características e seu sistema nervoso.

Duas pequenas cavidades dos olhos e da formação de seus olhos e seu guia caindo em um estágio primário. Além disso, você tem que fazer ocos ossos, músculos, rins, pulmões, sistema digestivo e dos intestinos.

Ele também começa a desenvolver o tubo neural, um tubo de luz sem pele ou ossos que se torna o cérebro, medula espinhal e do sistema nervoso e coluna vertebral.

A placenta, que é o órgão que alimentam o bebê nos próximos nove meses, também começa a formar. Seu volume de sangue aumenta em 50% a lidar com a demanda de oxigênio para o feto cresce dentro de você. Dentro de seu corpo, criando um mundo seguro para seu pouco um pode ser desenvolvida, protegida do mundo exterior, aninhado.

3ª semanas

Com 3 semanas, o coração é um grupo de células musculares e minúsculas letárgico, mas ela opera em 22 dias de vida. Uma célula encolhe espontaneamente se espalhar para os seus vizinhos e inicia uma reação em cadeia até que todas as células do coração de começar a bater. Que não é incrível? É como se alguns incentivar outras pessoas a dançar! Estas células estão programadas para controlar latiditos até que o cérebro do bebê assume nas próximas semanas. Por agora, o centro irá distribuir os alimentos e oxigênio para o embrião tem de crescer. o coração do futuro bebê e tarde e fá-lo com uma média de 150 batimentos por minuto. Quase duas vezes mais do que um adulto! De qualquer maneira, você não consegue ouvir os seus batimentos em torno de 12 semanas eo que você tem a ver com o auscultador utilizado pelos médicos, equipamentos especiais ou verificar na primeira ultra-sonografia. Somente após a semana 27 de maio de ouvir aqueles que confiam no seu abdômen.


4ª semana
O embrião tem o tamanho aproximado de um feijão e cresce um centímetro por dia. Seus olhos começam a distinguir como dois pontos pretos. Eles começam a desenvolver o bultitos que mais tarde formou seus braços e pernas. Além disso, na quarta semana, e vai haver camadas de tecidos que formam o rosto do seu bebê. Seu pequeno coração, agora formada por uma única câmara, vai mais rápido.


5ª semanas
Pode nem parecer que você está grávida (talvez você nem tenha sintomas), mas seu bebê está crescendo rápido. Esta semana o coraçãozinho começa a bater, embora nesta fase o embrião tenha mais a aparência de um girino que de um ser humano. 
Os principais órgãos, como os rins e o coração, estão se desenvolvendo, e o tubo neural, que liga o cérebro à medula espinhal, se fecha. Neste momento é fundamental que você tome um suplemento de acido fólico.
 



6ª semanas
O embrião poderia ser dentro de uma porca na semana 6. Seus olhos estão agora separados e sua cabeça é enorme, em comparação com o corpo, representa um terço de todo o corpo. Esta desproporção é a tendência dos pequenos mesmo em seus primeiros anos de vida

Até o final desta semana o seu bebê poderá medir entre 4 à 6mm e o seu coração começará a bater em um ritmo cardíaco mais regular, enquanto isso, os seus membros superiores e inferiores começam a se forma, assim como os seus órgãos tais como rins e fígados.
  o cérebro do seu bebê e o seu sistema nervoso também estão se desenvolvendo, assim como as vesículas óticas, que mais tarde formarão os olhinhos do seu bebê.
Apesar de você ainda não poder descobrir o sexo do seu bebê nesta semana, sem dúvida ela será uma das mais emocionantes da sua gestação.

7ª semanas
A cauda do embrião começa a cair. Os batimentos cardíacos e do esqueleto adquire forma. O bebê vai crescer mais do que duas vezes esta semana: mede cerca de 1 centímetro. O placentas igue  formada e vai começar a mover seu corpo nutrientes para remover o bebê e seus resíduos. O cordão umbilical, a salvação entre mãe e filho, começa a crescer e alargar.Neurogênese é um processo extremamente rápido de divisão celular que produz neurônios. O cérebro do bebê terá um bilhão de neurônios. A maior parte do “circuito” de processamento de informação são formados durante os primeiros quatro meses de gravidez. Incrível que possa parecer, ao contrário de outras partes do corpo humano, o cérebro não gera novas células (embora não haja novas pesquisas que falam do nascimento de alguns tipos de neurônio). Mesmo assim, embora seja difícil de ser renovadas, os neurônios têm uma vida muito longa (cerca de 100 anos).
Ao redor da 7 ª semana, o embrião se torna um feto. Nesta fase, tecidos e órgãos formados na fase embrionária de amadurecer .

8ª semanas

O feto mede entre 1,5 e 2 centímetros. Já tem pálpebras, lábio superior e nariz e orelhas estão começando a formar. O corpo arrasta-se, é capaz de reconhecer aquilo que vai ser dele braços e pernas, e você pode ver os ossos através de sua pele, que é translúcida. O esqueleto é formado por uma cartilagem ainda mole, não óssea. Os órgãos como o fígado eo coração funcionar e continuar a especializar-se.

Até agora, o embrião dependia do saco vitelino acreditava, que fornece nutrientes e de células do sangue nestas primeiras semanas. Aos 2 meses, o seu futuro filho já não é oficialmente um embrião para ser um feto. Ou seja, quando a placenta assume o papel da alimentação através do cordão umbilical ligado ao útero. Esta será a partir de agora o seu sistema de energia durante toda a gravidez. Receber alimentos, água e oxigênio. Mas também outras substâncias nocivas que comem como a mamãe. Tenha cuidado com certas drogas, álcool ou nicotina.

9ª semanas


As pálpebras do bebê, foram formados, mas são fundidos. Irá abrir cerca de 26 semanas. As costelas estão crescendo em torno do delicado órgãos internos. Você vê os joelhos e cotovelos. Os braços, pernas e dedos são melhores. Vai começar a implantar mais do que nunca fazem impressões digitais.

Nesta semana começa a desaparecer completamente pela cauda que foi visto na semana anterior.

Além disso, o bebé já estava em movimento, mas não ser capaz de sentir. O sistema nervoso estende suas conexões em todo o corpo e realizar espasmódicas e movimentos involuntários que o cérebro ainda não controla. O feto irá crescer a partir de permanecer quieto agitando de vez em quando.

10ª semanas
As unhas estão crescendo. Os intestinos estão crescendo e são postas em prática. O bebê começa a se preparar para digerir alimentos quando ele surge porque a glândula tireóidea, pâncreas e vesícula biliar começar a operar. O crescimento do cérebro está crescendo rapidamente: cerca de 250.000 novos neurônios são produzidos a cada minuto. a semana de 10 a 12. A metamorfose DO FETAL (PARTE 5)
Cerca de 11 semanas começa sobre o desenvolvimento dos órgãos sexuais externos a, embora ainda seja difícil saber exactamente qual o sexo do bebê. Todos os que se manifestem num feto medindo cerca de 4 cm e pesa cerca de 5,5 gramas.

Entre as semanas 10 e 14 você fazer o primeiro ultra-som. Graças a ele, você vai saber se a freqüência cardíaca do bebê é normal, se tiver gêmeos 

11ª semanas

Em torno desta semana, a criança começa a gerar os seus próprios glóbulos vermelhos. Além disso, você começará a produzir urina, o principal componente do líquido amniótico. A pele ainda é transparente e seu corpo está alongamento. Mesmo assim, a cabeça é um terço do comprimento do corpo. No caso de ter um filho, esta semana seus testículos começam a produzir a hormona masculina testosterona. E mede quase 6 polegadas e pesava 9 gramas.

Nas últimas semanas, a transformação é espetacular. Tem havido metamorfose, o embrião tem aumentado 5 vezes no tamanho de 200 células tomaram posições e alguns músculos e nervos jogada. Ele tem fígado, os rins eo estômago do tamanho de um grão de arroz.

O feto pode começar a desenvolver um de seus reflexos e na semana 11. Começar a mover suas pernas e pula e saltar sobre as paredes do útero. É o reflexo patelar,biológica um recurso que temos para o programa carona.

12ª semanas
Todos os principais sistemas do corpo e de órgãos como o estômago, fígado, pulmões, pâncreas e intestino e são treinados no local, mas não são desenvolvidas em todos. A cabeça torna-se mais arredondada e de perfil é formado. Além disso, você vai ouvir os batimentos cardíacos do bebê com mais facilidade.

Medido 6 centímetros e ainda conta com cerca de 14 gramas de peso.

13ª semanas


O bebê está começando um período que vai aumentar rapidamente em peso e comprimento. Ela agora tem entre 6,5 e 7,5 cm de comprimento e pesa entre 14 e 21 gramas.

As orelhas e os olhos se movem em direção a sua posição. Já apareceram os 27 ossos da mão e em breve, o bebê vai começar a sucção do polegar.

14ª semanas
Esta semana, o bebê vai ter as orelhas e em seu lugar, mas o final vai continuar a crescer ao longo das semanas seguintes. Pode dar os seus primeiros movimentos com a cabeça. Você pode movê-la de lado a lado.
Já tem 10 centímetros e seu peso será de cerca de 30 gramas.
O corpo agora cresce mais rápido que a cabeça. Esta semana, a pele, fina como um papel de seda, cobre-se de lanugo (um pêlo finíssimo e macio que costuma desaparecer antes do nascimento). As sobrancelhas e o cabelo começam a surgir, mas o cabelo pode mudar de cor e de textura depois que o bebê nascer. 

Nesta fase, o feto consegue fazer os movimentos de agarrar, franzir as sobrancelhas, fazer caretas e ficar vesgo. Talvez saiba até chupar o dedo. Os pesquisadores acreditam que esses e outros movimentos correspondam ao desenvolvimento de impulsos no cérebro. 
Se você ainda não fez a medição da translucência nucal, o período ideal para realizar o exame termina esta semana. 
Pelo ultra-som, o médico mede a espessura de uma dobra no pescoço do bebê, para detectar sinais de síndrome de Down ou outros problemas congênitos.   
A indicação costuma ser feita para mulheres com mais de 35 anos ou com histórico de problemas genéticos, mas é a família que decide se ela deve ser feita ou não. 



15ª semanas

A pele do bebê é revestido em uma pêlos finos e macios chamado lanugem, quase que completamente desaparecem antes do nascimento. Nesta fase os bebês são alguns chupando o dedo. A criança ainda está crescendo. Ela mede cerca de 11,5 centímetros, e pesa cerca de 50 gramas. O pescoço é esticada, e não é como a cabeça direção ao tórax.
As suas viagens começam a ser abrangente, pois o líquido amniótico rodeia o feto é permitida. Desta forma, a partir desta semana, começa a exercer seus músculos.
16ª semanas

O corpo começa a tornar-se maior do que a cabeça, finalmente partir desta semana. Os braços e as pernas são mais longas e mais definida agora. Mesmo jogada, mas ainda não observa. O cérebro é assumir o controle dos movimentos. Assim, a crescente capacidade do bebê de responder a estímulos. É sensível ao toque e se você pode empurrar seu abdómen estremecimento. Flexione seus membros e as suas separado Deditos, especialmente aqueles das mãos. Este é um sinal de que interage com o ambiente ao seu redor. Sendo desenvolvido. Você pode mesmo começar a desenvolver o reflexo de pé. Como é da 16 ª semana agarrar as mãos, os pés ou do cordão umbilical.

O bebê vai começar a ter um pelito muito fina na cabeça. Embora isso possa parecer incrível, ela começa a perceber luz. Também faz alguns movimentos com ela no peito que são precursores exercício de respiração. O seu comprimento não é muito diferente da semana anterior, mas facilmente chegar a 80 gramas de peso.

17ª semanas

Para além da lanugem, o corpo de seu bebê é coberta com uma substância gordurosa chamada vermix, cuja finalidade é proteger a sua pele. Este grasita está a desaparecer dentro como na semana. Normalmente, quando o nascimento quase desapareceu. Seu rosto está tendo uma mais humana, apesar de seus olhos são grandes e estão separados.

O bebê mede cerca de 16 cm e pesa aproximadamente 113 gramas.

18ª semanas
O bebê pode bostezar faciais e gestos. Você pode até ter soluços. Agora ele trabalha as cordas vocais e poderia estar de luto. Você pode finalmente começar a sentir algum movimento por causa do bebê começa a chutar e mover as mãos com mais força. Se você já tiver tido um bebé, reconhecer estes movimentos de distância. Se esta é a sua primeira gravidez, talvez até nem as notas dentro de duas semanas. Seus olhos e ouvidos já atingiu sua localização definitiva para esta semana.

O estômago começa a trabalhar em torno de 18 semanas: o bebê engole líquido amniótico líquido do exercício para o tracto digestivo.

Além disso, os ossos do ouvido interno e os terminais nervosos do cérebro foram suficientemente desenvolvidos. Pode começar a ouvir sons como o seu batimento cardíaco ou o percurso através do sangue do cordão umbilical. Esta semana vai continuar a crescer, embora a um ritmo mais lento. Ela terá cerca de 14 centímetros e 150 gramas.

Próximo esta semana viria a partir do segundo ultra-som. É possível analisar a anatomia do bebê e sua taxa de crescimento. É utilizado para prever possíveis complicações.


19ª semanas

O sistema nervoso, especialmente o cérebro, está desenvolvendo e crescendo rapidamente. O soft cartilagem que se forma o esqueleto do bebê está endurecimento em osso. Por outro lado, o bebé já estava ativo movimentos que são mais fáceis de se sentir. Você vai perceber que há momentos em que o bebê parecia estar dormindo e outros que se move muito. Isso ocorre porque mais sono e despertar com mais energia.

Irá atingir 15 centímetros. Para saber o sexo do bebé é mais fácil e mais resultados fiáveis a partir desta semana.

20ª semanas




Você já atingiu metade da gravidez! Falamos frequentemente 40 semanas de gravidez a par da última menstruação. No entanto, a duração pode variar de 37 a 42 semanas. O bebê medidas de cerca de 20 cm de comprimento e pesa cerca de 255 gramas, mas, como sabem, o bebê está em falta muito para crescer.

Durante a segunda metade da gravidez, o seu peso vai aumentar mais de dez vezes, (cerca de 3 quilos) e sua extensão serão duplo que esta semana (vai aumentar de cerca de 25 centímetros para cerca de 50).O sexo já esta totalmente desenvolvido. 

21ª semanas

O bebê é muito ativo nesta fase, não se move. Além disso, respiração e deglutição líquido amniótico preparando para respirar e digerir quando nascem. Se você vai ter uma menina, seus ovários possuem mais de 6 milhões de ovos. Até ao momento surja, esse número passará para 1 ou 2 milhões de euros, ou seja, o número total de óvulos que terá o resto de sua vida. O sémen, pelo contrário, ocorre durante toda a vida reprodutiva do homem.

Até agora, o seu fígado e baço foram responsáveis pela produção de glóbulos vermelhos. Começando a semana de 21 de medula óssea foi suficientemente desenvolvida, e agora é ela quem assume a cargo da sua produção.

O tamanho do bebê é um pouco mais de 18 centímetros de comprimento e 300 gramas de peso.

22ª semanas
Seu bebê já se parece mais com um recém-nascido em miniatura. Os lábios estão mais formados, e os olhos se desenvolveram; embora a íris ainda não tenha pigmentação, as sobrancelhas e pálpebras estão no lugar certo. 

O pâncreas, órgão fundamental para a produção de hormônios, está se aperfeiçoando rapidamente. Os primeiros sinais da dentição aparecem por baixo da gengiva, embora os dentes mesmo só surjam entre os 4 e 7 meses de idade -- a não ser que ele seja um dos raros casos de bebês nascidos com dentes! 



23ª semanas
Esta semana está depositando as cores pigmento que sua pele. Tem uma aparência enrugada de ser bom nas próximas semanas. Ao mesmo tempo, seu cérebro irá começar a desenvolver rapidamente. Suas ações estão se tornando mais proporcionais.
O bebê tem cerca de 29 centímetros do alto da cabeça até o calcanhar. Os vasos sanguíneos do pulmão estão se preparando para a respiração e para que o bebê engula normalmente, embora ele só vá eliminar as primeiras fezes após o nascimento, exceto em casos extraordinários. 

Neste momento o tom da pele dele é rosado, independentemente da cor que terá no futuro, e ela está toda enrugadinha. A pele é tão fina que daria até para ver as veias por dentro do corpo. A cor da pele do seu filho só vai se estabelecer de fato durante o primeiro ano de vida.
 



24ª semanas

Cerca de 24 semanas, o feto começa a receber os primeiros estímulos do mundo exterior. Quase todos os seus pequenos órgãos sensoriais (audição, olfato, paladar e toque de nervos) já estão maduras. Esta etapa é fundamental, porque o seu bebê começa a interpretar o mundo, para interagir, estudar, aprender. Para começar, está familiarizado com os odores e sabores do estrangeiro e da mãe (como o leite), através do líquido amniótico. Se você gostar, isso irá incentivar a comer aquilo que quando nasceram.
O único sentimento que a sua ainda pouca experiência ao longo destas semanas tem em vista. Maio perceber algum brilho de uma luz forte como o sol, mas o útero é muito grossas paredes e está muito escuro. Ainda assim, os bebês abrir e fechar meus olhos nesta fase. Esse movimento é o prelúdio para a reflexão do tremura.
Já mais de metade de um quilograma e vai crescer para 22 centímetros
25ª semanas

Sabemos que em 25 semanas, a criança vai ter separadores. No entanto, cor dos olhos não está completamente desenvolvido. Isto acontece porque alguns pigmentos luz necessidade de concluir o façam. De fato, os olhos de seu bebê pode mudar nas primeiras semanas de vida. Asiáticos e africanos são cinza ou marrom nascido com os olhos e só teniéndolos escuro ou preta. Caucasianos são muitas vezes nascem com olhos claros, mas quando eles não têm maturidade para mantê-las, possivelmente, por fim, com olhos verdes ou marrons. Antes de nós acreditavam que a cor dos olhos foi determinada por um único gene. Nova pesquisa mostrou-nos que realemnte são vários genes, portanto, é impossível saber o que seu bebê vai ter olhos apenas olhando para os pais.

O sentimento que se desenvolve a partir desta semana, é a orelha. O garoto é muito encravadas, mas as ondas sonoras viajam mais rápido no líquido amniótico que através do ar. Como resultado, suas um pouco começa a ouvir os primeiros sons, especialmente o seu gurgling e os sussurros de seu corpo. Eles também receberão os mesmos ruídos que ele produz, como o seu splash no líquido amniótico ou aqueles de movimineto líquidos produzidos por ondas ultra-sônica de sistemas de ultra-som. Embora ultra sons não são percebidos pelo ouvido humano, as ondas agitam a bolsa de líquido amniótico e os pequenos podem receber o seu som. Do mundo exterior, pode chegar a conversações, estridentes ruídos e música. No entanto, o soniditos a mãe vai ser diferente do resto, porque viajando através dos fluidos provenientes dos dois órgãos. Esta é uma das muitas explicações dadas para as relações especiais que mães e filhos para baixo no nascimento.

26ª semanas
 

A partir da semana 26 vai fazer um pouco seus primeiros gestos e arrumacos. Da mesma forma, ela vai começar a usar mais importante como o espelho de úlceras ingestão reflexões, uma vez que começa com a sucção do polegar virulência. A maior parte do dia, o seu bebé vai estar dormindo. Então, o tempo que você gasta vigília terá mais energia e, portanto, estar muito atentos a tudo o que acontece no seu ambiente.

Quando você ouvir ruídos súbitos, vai tirar a sua protecção reflexos espalhar seus braços e pernas como um mecanismo de auto-defesa. Hoje, com os confortos da vida, esse instinto não é tão necessária como foi para nossos antepassados. No entanto, outras são reflexos. Este é o caso de reflexão que consiste em comer um litro de fluidos por dia. Esta tendência natural ajuda o sistema digestivo desenvolve bem.

27ª semanas

Cerca de vinte a sétima semana latiditos pode ouvir as orelhas do bebê pondo em seu abdome. Esteja ciente de que sua freqüência cardíaca está estreitamente ligada à de seu filho e seu estresse e seus hábitos irá afetá-los diretamente. Se não for tomada alguma costumes e um estilo de vida saudável, podem desenvolver uma variedade de problemas.

Estes movimentos semanas anúncio em uma base diária. Existe ainda a possibilidade de que percebida vezes que seu bebê tem soluços. Os soluços do feto é muito curioso, muito diferente da nossa: ele tem espasmos, mas não produz ruído, porque não há ar em seus pulmões. Encantador.

Precisamente os pulmões são o órgão vital que as formas passada sobre o bebê. Dentro de você não usa porque ele recebe de seu oxigênio através da placenta e do cordão umbilical também aquilo que engolir o saco amniótico. No entanto, os pequenos músculos em seu peito a começar a prática como um movimentoel de la respiración empleando los pulmones y el diafragma. ¡Se va preparando para la vida aquí afuera!

Suas medidas 24 polegadas e pesando cerca de 1 quilo.

28ª semanas

Seu bebê está ainda a aumentar de peso. Ficou 28 semanas e que é hora de começar a produzir uma camada de gordura sob a pele. Além disso, os seus sentidos estão mais despertos e seu córtex cerebral tem evoluído ao ponto onde você pode começar a acomodar conhecimentos! Além disso, nas próximas semanas, o seu sistema nervoso está tão avançada como a do recém-nascido. Uma pesquisa recente explica que com 28 semanas, os pequenos é mais consciente do que lhe cercam. Uma semana destas, criado a sua primeira memória.
Você vai saber que neste momento da gravidez, o seu início um pouco para se familiarizar com a sua voz. O reconhecimento, até mesmo responder a ela, como nós podemos fazer com a música. Os estudos confirmaram que, se a mesma melodia, uma e outra vez ouviu também pode reconhecê-lo, até mesmo seguir o seu ritmo. Isso mostrou que os de longa memória funciona antes do nascimento. Impressionante né?
Você deve ter em mente que as canções podem afetar seu humor. O ritmo acelerado do que sobrestimularán, pelo contrário, a música erudita você relaxar.
Já terá crescido 25 centímetros e vai começar a ultrapassar quilo.
29ª semanas
O feto já está bem desenvolvida: os sentidos são muito activas, a criança já sabe para chegar confortáveis e aprendeu a mexer. Desde a semana número 29, vai ser dado de volta para se retirar, apoiada sobre o pescoço de seu ventre. Suas idas e vindas lhe dará mais de um patadita nas costelas. Nós aviso.
1lbs pesava cerca de 400 gramas e agora chega a 42 centímetros.
30ª semanas

Little continua a aumentar o seu peso, em parte porque adiciona novas camadas de vérmix, grasita que irá ajudar a regular a temperatura corporal e os seus mantê-lo quente, mesmo após o nascimento. Com esta semana, a pele do bebê não será tão arrugadita, será mais suave.
Um quilo e meio e 43 centímetros será o seu medidas aproximadas.
31ª semanas
O bebê tem dificuldade em mexer e alongamento do útero, porque cada vez mais o seu crescimento está a acelerar. Se você ainda não permitiram a sua cabeça para baixo, vai fechar nesta semana. Os pulmões estão quase completamente desenvolvidos. Sua atividade e continuar o seu rápido crescimento em todos os aspectos. De facto, todos os dias o seu bebé elimina cerca de meio litro de urina para o líquido amniótico.
Pouco se aproximando do comprimento que terá ao nascer. Já 31 semanas de gestação e pesava mais de um quilo e meio.

32ª semanas
Hoje, os cientistas vê pouca diferença entre o feto de 32 semanas e que o cérebro do recém-nascido. Antes pensava-se que o desenvolvimento mental começou com o nascimento. Mas agora acredita-se que o bebê no útero podem pensar, mesmo memória. Lembre-se que a sua música e sons?  Partir desta semana você pode até criar sua primeira memória. Unhas atingem as pontas dos dedos, por isso, embora tenha surpreendido, você deve cortá-los logo após o nascimento.
47 polegadas e pesando cerca de 2 quilos!
33ª semanas
Foi descoberto que a partir de trinta e terceira semana de gravidez, o feto faz cerca de Rapid Eye Movement (MOR), o que poderia indicar que uma criança sonhos. Com poucas as experiências que a vida tem um bebê em sua mãe não pode imaginar o que esses girinos podem sonhar. Quais suas piecitos jogar com? Com sua ruiditos? Para um feto, sonhar, apesar dos simplicity deste sonho, pode desempenhar um papel essencial no estímulo e no crescimento do cérebro.
O bebê já é uma realidade ou um grande grande. Ela mede cerca de 47 centímetros e tem mais de 2 quilos de peso.
34ª semanas
As conexões cerebrais estão indo a um ritmo desenfreado e pelo chefe de seu bebê cresce com eles. Percebido que reage a estímulos mais viva do que nunca. Portanto, embora se encontre numa fase em que ela dorme bastante, está muito atento a tudo à sua volta e tire tudo o que possa afetar sono. Caso isso aconteça continuamente, podem ser prejudiciais. Então lembre-se que sua gravidez é muito importante e que adapta ao seu estilo de vida ao seu estado. Seja paciente. Foi pouco tempo para dar à luz!
Trata-se de cerca de 50 centímetros e seu corpo ea pesa 2 quilos.

35ª semanas
8 meses já. Seu bebê já é um pouco apertado e pesado. E é esse o seu cérebro e seu chefe já havia chegado ao seu tamanho máximo. Seu filho já produziram 100 mil milhões de neurônios com 100 trilhões de conexões, que irá durar toda uma vida. E começou há 28 semanas! . Se você tivesse um prematuro, nesta fase, poderia sobreviver sem problemas. Embora, evidentemente, o que é mais tempo dentro de teu ventre, mais desenvolvida e ser saudável à nascença.
Nas últimas semanas, seu corpo é transferido para seu filho temporária imunidade contra doenças infantis (como sarampo e caxumba). O bebê está protegido até chegar ao primeiro shots.
Sua pele é lisa e começa a cair lanugem.
Agora começa o período de mais rápido crescimento no peso do bebê. Vai ganhar entre 250 e 350 gramas por semana. Já está perto dos 3 quilos.

36ª semanas
Aviso menos movimento na semana 36. Isto ocorre porque o bebê tem crescido tanto que tem menos espaço para se mover. Além disso, é formado de aglomerados de gordura a rodada fora do corpo.
Por outro lado, a pele começa a ficar mais rosa.
A qualquer momento ela cai completamente e só colocar a cabeça no colo do útero. Pode exceder 50 centímetros, o que garotão(a)
37ª semanas
Você está nas últimas semanas! De agora em diante, o bebê está em melhor posição para o nascimento. «Já estive a tomar posição definitiva. Provavelmente, está de cabeça para baixo e com a cara dele olhando para trás, pronto para nascer. O médico irá informá-lo através de uma ecografia, se você estiver em uma posição diferente, que pode exigir uma cesariana para evitar riscos (por cabeça girada para frente ou pélvica).



38ª semanas

Se a sua entrega não está sendo conduzido, com 38 a semana começa a contagem regressiva. É impossível prever exatamente quando o bebê nasça. De facto, apenas 5% nascem na data prevista, o resto é feito mais cedo ou mais tarde. Você deve estar alerta para os sinais que indicam que você se você quebrou o controle da água e contrações, que nas últimas semanas têm sido inúmeras, mas separadas. Cuidado: se você for muito intensa e contínua (mais de 5 por hora), é possível que você está parto.
Ninguém sabe exactamente o que desencadeia parto. O que sabemos é que os pulmões das crianças e sua placenta é a chave para sincronizar. Quando os pulmões estão maduros, segregam uma proteína que altera o líquido amniótico produção hormonal. Essa mudança faz com que a placenta para reduzir a emissão de l ahormona progesterona e incentivar a produção de um novo hormônio: ocitocina. Ocitocina regulamenta as contrações do útero e indica se há nascimento. Ele também bloqueia as lembranças e lhe ajuda a esquecer a dor e associar-se ao bebê.
39ª semanas

Neste ponto, engole líquido amniótico e empiezaa acumulados como material de desperdício, que é chamado mecônio. O mecônio é uma substância pegajosa negros que serão seus primeiros evacuou após o nascimento. Em última análise, o seu primeiro cocó.

O cordão umbilical, que tem até agora nutrientes transportados a partir da placenta para o bebê, mede cerca de 50 centímetros de comprimento e 1,3 centímetros de largura. À medida que o bebê teve todo o espaço no útero, é comum que o cordão umbilical vai enrolar-se em torno dele. Isto é muito elástica e muitas vezes não dão problemas. Ainda assim, há casos em que o bebê vai nascer com a corda em volta do pescoço. Silencioso, com entregas de mais de 35 semanas hoje são fáceis, e cortar o cordão umbilical também.

Ninguém sabe exactamente o que desencadeia parto. O que sabemos é que os pulmões das crianças e sua placenta é a chave para sincronizar. Quando os pulmões estão maduros, segregam uma proteína que altera o líquido amniótico produção hormonal. Essa mudança faz com que a placenta para reduzir a emissão de progesterona e incentivar a produção de um novo hormônio: ocitocina. Ocitocina regulamenta as contrações do útero e indica se há nascimento. Ele também bloqueia as lembranças e lhe ajuda a esquecer a dor e associar-se ao bebê.

A água pode quebrar a qualquer momento. Vá para o hospital, chame imediatamente o seu médico ou se prepara para levar tudo que você tenha planejado entrega (convencional, natural, na água …).

40ª semanas

O feto tem o seu tamanho normal e está pronto para nascer. A maioria vérmix (gordura que cobre tudo) tenha desaparecido, embora possam ter alguns resquícios na sua pregas.

Pelites e já tem unhas longas. O seu comprimento varia entre 48 e 53 cm e seu peso pode ter entre 3 e 4,5 kg.
Ninguém sabe exactamente o que desencadeia parto. O que sabemos é que os pulmões das crianças e sua placenta é a chave para sincronizar. Quando os pulmões estão maduros, segregam uma proteína que altera o líquido amniótico produção hormonal. Essa mudança faz com que a placenta para reduzir a emissão de progesterona e incentivar a produção de um novo hormônio: ocitocina. Ocitocina regulamenta as contrações do útero e indica se há nascimento. Ele também bloqueia as lembranças e lhe ajuda a esquecer a dor e associar-se ao bebê.

Você pode dar à luz a qualquer momento. Vá para o hospital, chame imediatamente o seu médico ou se prepara para levar tudo que você tenha planejado entrega (convencional, natural, na água …).

41ª semanas
Por mais protegido que esteja dentro de você, seu filho não poderá ficar dentro de sua barriga para todo o sempre. Por isso, se ele não nasceu até agora, pelo bem do bebê, o médico provavelmente vai sugerir a você um prazo final nos próximos dias para o nascimento ou então a realização de uma induPor mais protegido que esteja dentro de você, seu filho não poderá ficar dentro de sua barriga para todo o sempre. Por isso, se ele não nasceu até agora, pelo bem do bebê, o médico provavelmente vai sugerir a você um prazo final nos próximos dias para o nascimento ou então a realização de uma indução ou cesariana . A grande maioria dos obstetras prefere não esperar muito devido ao aumento do risco de complicações para você e o bebê. 
çao ou cesariana . A grande maioria dos obstetras prefere não esperar muito devido ao aumento do risco de complicações para você e o bebê.pode chegar a 42 semanas mais são poucas gravidas







OS 10 SINTOMAS VOCÊ ESTA GRAVIDA!!!

1. Vontades e fome fora de hora



É, é um clichê, mas a vontade repentina de comer alguma coisa pode ser um sinal de gravidez. É um sintoma não muito confiável, porque você pode estar sugestionada (ou até ser um sinal de que seu corpo precisa de determinado nutriente), mas, se as vontades começarem a aparecer e você tiver algum outro sintoma da lista, é bom fazer as contas para saber se a menstruação não está atrasada. 


A vontade de comer pode aparecer em horários estranhos, como no meio da madrugada, na forma de um "buraco" no estômago que precisa ser preenchido de qualquer jeito. 


2. Bicos dos seios mais escuros e veias muito aparentes



Se a pele da aréola, a região em torno do mamilo, ficar mais escura, pode ser que você esteja grávida. O escurecimento pode também indicar algum desequilíbrio hormonal, ou ser efeito de uma gravidez anterior. Se as veias dos seus seios, mãos ou pés estão aparecendo demais, pode ser sinal de gestação (ou pode ser que você esteja acalorada!), desde que junto com algum outro sintoma da lista. 


3. Sangramentos irregulares e cólicas



Se você estiver grávida, cerca de oito dias depois da ovulação, pode ser que você tenha pequenos sangramentos vaginais, como no início da menstruação, e um pouco de cólica. É um sinal de que o zigoto (o óvulo fertilizado) está se alojando no endométrio, a camada de sangue que reveste o útero e que é eliminada a cada menstruação. 


Muitas mulheres têm esse tipo de escape e têm certeza de que estão para ficar menstruadas, quando na verdade já estão grávidas. 


4. Vontade de fazer xixi a toda hora



Uma vez que o embrião se implanta e começar a produzir o hormônio gonadotropina coriônica humana (hCG), você pode começar a precisar ir ao banheiro com frequência. 


Para algumas mulheres, porém, fazer mais xixi é uma característica do período pré-menstrual, portanto o sintoma pode não ser tão claro. Uma boa indicação é começar a precisar levantar para fazer xixi à noite, se antes isso nunca tinha acontecido. 


5. Sono e cansaço



Você anda desmaiando no sofá à noite, na frente da TV? Passa o dia bocejando? A alta concentração de progesterona no organismo de uma mulher grávida pode deixá-la exausta. 


O sono  é marca registrada do início da gravidez, embora não possa ser tomado como 100 por cento sinal de gestação se aparecer isolado, sem outro sintoma. 


6. Seios inchados e doloridos



Se você estiver grávida, os seus seios vão ficar cada vez mais doloridos mais ou menos como ficam logo antes de você ficar menstruada (ou seja, mais um sinal que confunde bastante com o período da TPM), talvez com um pouco mais de intensidade. Os mamilos também podem ficar mais sensíveis. Quando o organismo se acostumar aos novos níveis hormonais, o incômodo deve melhorar. 


7. Alterações no paladar ou no olfato



Você pode começar a sentir um gosto metálico na boca, ou passar a não suportar mais o sabor do café ou de algum alimento de que normalmente gosta. Ou então passar a sentir cheiros que nunca tinha notado antes, e ficar incomodada com eles.


8. Enjoos



Com sorte, as náuseas só vai aparecer algumas semanas depois da concepção (as mais sortudas chegam a não ter nem um pingo de enjoo a gravidez inteira). Mas não é incomum começar a se sentir enjoada antes mesmo do atraso da menstruação. O enjoo pode aparecer a qualquer hora do dia -- e costuma piorar quando o estômago está vazio. 

9. Atraso menstrual


Se você tem ciclos menstruais regulares e a menstruação está atrasada, vale a pena fazer um teste de gravidez . O atraso na menstruação é o sinal mais garantido de gravidez no caso de mulheres que têm ciclos regulares. 

E finalmente... 

10. Um teste de farmácia positivo


Se você obteve um resultado positivo num teste de gravidez de farmácia, feito com a urina, você deve estar mesmo grávida! O teste detecta a presença do hCG no organismo, e o hormônio só é produzido em caso de gravidez, exceto em casos raríssimos. 

Às vezes o exame dá negativo porque foi feito cedo demais, por isso vale a pena esperar alguns dias e tentar de novo. Mas, com o resultado positivo nas mãos (que devem estar tremendo), não tem muito erro. Pode comemorar! Marque uma consulta com seu ginecologista para confirmar a boa notícia Parabéns! 



(Há mulheres que são tão sintonizadas com o corpo que dizem conseguir perceber que estão grávidas logo depois da concepção. Mas, para a maioria das mortais, os sintomas da gravidez só começam a aparecer quando o óvulo fertilizado se implanta na parede uterina, dias depois de a fertilização  ter acontecido. 

Para outras, a gravidez pode passar completamente despercebida por semanas, e a desconfiança só surge quando a menstruação não vem. )


QUEIXAS MAIS FREQUENTES DURANTE A GRAVIDEZ



A maioria das queixas apresentadas a seguir diminui ou desaparece sem o uso de medicamentos. 

Os medicamentos devem ser evitados ao máximo. 

Caso essas queixas não desapareçam ou sejam persistentes podem ser manifestações de doenças mais complexas.

Náuseas e vômitos

São comuns no início da gestação. Quando ocorrem no final da gestação podem estar associados a doenças importantes, devendo ser sempre comunicado ao seu médico.

As orientações para a gestante são as seguintes: fracionar a dieta (comer mais vezes e menos a cada vez), evitar frituras, gorduras e alimentos com cheiro forte ou desagradável; evitar líquidos durante as refeições e ingerí-los de preferência nos intervalos.

Quando os sintomas forem muito freqüentes seu médico irá avaliar a necessidade do uso de medicações.

Pirose - azia - queimação

É comum a partir do segundo trimestre da gestação. Geralmente melhora com dieta fracionada, diminuindo as frituras, café, chá, pimenta, chimarrão, álcool e fumo.

Medidas gerais como não deitar após as refeições e elevar a cabeceira do leito também são benéficas.

A critério médico, a gestante poderá fazer uso de medicamentos.

Sialorréia - excesso de saliva
Muito comum no início da gestação, orienta-se deglutir a saliva e seguir mesmo tratamento indicado para náuseas e vômitos.
Fraquezas e desmaios
Podem acontecer após mudanças bruscas de posição e também quando a gestante ficar sem se alimentar. 
Gestantes não devem fazer jejum prolongado. 
Geralmente deitar de lado (esquerdo preferencialmente) respirando calma e profundamente melhora a sensação de fraqueza e desmaio.
Hemorróidas
São comuns principalmente nos últimos três meses de gestação, após o parto e também em gestantes que já apresentavam o problema antes da gravidez.
As gestantes devem procurar manter o hábito intestinal regular (manter o intestino funcionando bem). Sempre que as fezes estiverem endurecidas, causando dificuldade para evacuar, as hemorróidas podem sangrar ou doer.
Dietas ricas em fibras e a ingestão de líquidos auxiliam o funcionamento dos intestinos.
Corrimento vaginal
O aumento do fluxo vaginal (leucorréia, corrimento) é comum em gestantes. O fluxo vaginal normal não causa coceira, mau cheiro, ardência ou dor nas relações. 
Consulte seu médico se apresentar os sintomas acima. 
Quando ocorre ruptura da bolsa das águas (um dos sinais de parto) a paciente pode referir aumento do corrimento vaginal. É sempre necessário avisar seu médico quando houver suspeita de ruptura da bolsa com saída de líquido amniótico.
Queixas urinárias
O aumento do número de micções é comum na gestação, principalmente no início e no final da gestação por aumento uterino e compressão da bexiga. Como a infecção urinária é mais comum em gestantes, sempre que houver ardência para urinar, dor, sangue na urina ou febre seu médico deve ser comunicado.
Falta de ar - dispnéia - dificuldade para respirar
O aumento do útero e o aumento da freqüência respiratória da gestante podem ocasionar esses sintomas. Geralmente o repouso, deitada de lado, alivia a sensação de falta de ar. Se houverem outros sintomas associados (tosse, febre, inchaço) pode haver doença cardíaca ou respiratória associada.
Dor nas mamas
As mamas aumentam de volume durante a gestação o que freqüentemente causa dor.
A gestante deverá usar um sutiã com boa sustentação. O exame das mamas geralmente descarta problemas mamários mais graves.
Dor nas costas - dor lombar - dor articular
Durante a gestação as articulações ficam com maior mobilidade e isto freqüentemente ocasiona dores nas costas e em articulações como o joelho e o tornozelo.
As gestantes geralmente têm uma postura que provoca dores nas costas (aumento da lordose lombar - colocar a barriga para frente e o quadril para trás). O aumento excessivo de peso também aumenta a incidência de dores osteoarticulares.
Como prevenir:

evitar aumento excessivo de peso

fazer exercícios regularmente

manter uma postura adequada

evitar uso de saltos altos e desconfortáveis
Dor de cabeça - cefaléia
Dores de cabeça mais freqüentemente estão associadas a tensões, conflitos e temores, entretanto podem estar associadas a doenças mais sérias. Sempre deve ser afastada a presença de pressão alta. Seu médico avaliará a necessidade do uso de medicações.
Sangramento nas gengivas
Durante a gestação é mais comum o sangramento de mucosas (nasal, gengival) pois, além de uma maior vascularização nas mucosas, seus pequenos vasos sangüíneos ficam mais frágeis. A causa mais freqüente de sangramento gengival é a inflamação crônica da gengiva.
A gestante deve escovar os dentes com escova macia, massagear a gengiva e passar fio dental. Esse sintoma deve ser relatado a seu médico (ocasionalmente pode estar associado a outros problemas da coagulação do sangue) e ao dentista.
Edema na pernas - inchaço
Principalmente no final da gestação ocorre inchaço de membros inferiores. Quando não estiver associado à perda de proteínas na urina e à pressão alta geralmente reflete o acúmulo de líquido característico da gestação.
Existem posições que dificultam o retorno venoso (volta do sangue das pernas para o coração). Gestantes com edema não devem ficar em pé (paradas) ou sentadas durante muito tempo. É recomendável exercitar as pernas (caminhar).
O edema diminui na posição deitada (preferencialmente sobre o lado esquerdo) e também com a elevação das pernas acima do nível do coração.
Outra medida importante é retirar anéis dos dedos da mão, pois ocasionalmente ocorre edema nas mãos e dificuldade de retirada desses adornos.
Cãibras
Podem ocorrer durante a gestação, geralmente após excesso de exercício.
Quando ocorre, o músculo deve ser massageado, podendo-se aplicar calor no local.
Cloasma gravídico - manchas no rosto - asa de borboleta no rosto
Manchas escuras na pele podem ocorrer durante a gestação. Essas costumam diminuir em até 6 meses após o parto, entretanto em algumas mulheres persistem.
São manchas semelhantes àquelas que ocorrem pelo uso de anticoncepcional oral. Gestantes que apresentam essas manchas devem evitar a exposição ao sol.
Estrias
As estrias são resultado da distensão dos tecidos. Modo eficaz de preveni-las não existe. Não engordar muito é importante para diminuir sua incidência, entretanto existe predisposição individual a apresentar estrias.
Ainda que controverso, recomenda-se massagem com substâncias oleosas nos tecidos mais propensos a estrias (abdômen, mamas e coxas).
Seu médico poderá lhe indicar um creme para massagear a pele.
Sobre o mamilo não devem ser aplicados cremes. As estrias são inicialmente arroxeadas e com o tempo ficam branquicentas.


MUITAS PERGUNTAM PARTO NORMAL OU CESARIA ?
não importa o tipo de parto,  o que importa é que seu bebe venha com saúde  tem que fazer o melhor para o bebe e a mamãe.O médico saberá indica o que é bom para você e seu bebe...

 PARTO NORMAL

Como a natureza quer: se o parto normal é o desfecho natural de uma gravidez, por que fugir dele antes mesmo de saber se uma cesárea é de fato indicada para o seu caso? “O ideal é que o bebê escolha o dia em que quer nascer”, diz o obstetra Luiz Fernando Leite, das maternidades Santa Joana e Pro Matre, em São Paulo. É claro que, na hora do parto, às vezes surgem complicações. Aí, sejamos justos, a cesariana pode até salvar a vida da mãe e do filho. “Mas, quando a cirurgia é agendada com muita antecedência, corre-se o risco de a criança nascer prematura, mais magra e com os músculos ainda não completamente desenvolvidos”, adverte o obstetra.


A criança respira melhor: quando passa pelo canal da vagina, o tórax do bebê é comprimido, assim como o resto do seu corpo. “Isso garante que o líquido amniótico de dentro dos seus pulmões seja expelido pela boca, facilitando o primeiro suspiro da criança na hora em que nasce”, explica Rosangela Garbers, neonatalogista do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. Sem falar que as contrações uterinas estressam o bebê – e isso está longe de ser ruim. O hormônio cortisol produzido pelo organismo infantil deixa os pulmões preparados para trabalhar a todo vapor. A cesárea, por sua vez, aumenta o risco de ocorrer o que os especialistas chamam de desconforto respiratório. Esse problema pode levar a quadros de insuficiência respiratória e até favorecer a pneumonia.


Acelera a descida do leite: “Durante o trabalho de parto, o organismo da mulher libera os hormônios ocitocina e prolactina, que facilitam a apojadura”, afirma Mariano Sales Junior, da maternidade Hilda Brandão, da Santa Casa de Belo Horizonte. No caso da cesárea eletiva, a mulher pode ser submetida à cirurgia sem o menor indício de que o bebê está pronto para nascer. Daí, o organismo talvez secrete as substâncias que deflagram a produção do leite com certo atraso – de dois a cinco dias depois do nascimento do bebê. Resumo da ópera: a criança terá de esperar para ser amamentada pela mãe.


Cai o mito da dor: por mais ultrapassada que seja, a imagem de uma mãe urrando na hora do parto não sai da cabeça de muitas mulheres. Segundo Washington Rios, coordenador da maternidade de alto risco do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, não há o que temer. “A analgesia é perfeitamente capaz de controlar a dor”, afirma. Isso porque há mais de dez anos os médicos recorrem a uma estratégia que combina a anestesia raquidiana, a mesma usada na cesárea, e a peridural. “A paciente não sofre, mas também não perde totalmente a sensibilidade na região pélvica”, explica a anestesista Wanda Carneiro, diretora clínica do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo. Dessa forma, ela consegue sentir as contrações e até ajudar a impulsionar a criança para fora.


Recuperação a jato: 48 horas após o parto normal, a nova mamãe pode ir para casa com o seu bebê. Em alguns casos, para facilitar a saída da criança, os médicos realizam a episiotomia, um pequeno corte lateral na região do períneo, área situada entre a vagina e o ânus. Quando isso acontece, a cicatrização geralmente leva uma semana. Já quem vai de cesariana recebe alta normalmente entre 60 e 72 horas após o parto e pode levar de 30 a 40 dias para se livrar das dores.


Mais segurança: como em qualquer cirurgia, a cesárea envolve riscos de infecção e até de morte da criança. “Cerca de 12% dos bebês que nascem de cesariana vão para a UTI”, revela Renato Kalil, obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo. No parto normal, esse número cai para 3%. “A sensação da cesariana é semelhante à de qualquer outra cirurgia no abdômen. É, enfim, como extrair uma porção do intestino ou operar o estômago”, compara Kalil. E, convenhamos, o clima de uma sala cirúrgica não é dos mais agradáveis: as máscaras dos médicos, a sedação, a dificuldade para se mexer... 


A anestesia para o parto

Médico e paciente devem discutir juntos os diversos tipos e indicações de analgesia
Desde a confirmação da gravidez, diversas são as dúvidas das futuras mamães, especialmente as de primeira viagem. Algumas delas, no entanto, podem ser facilmente resolvidas com uma boa conversa com um especialista. É o caso da anestesia para o parto. Várias são as técnicas e indicações, e ninguém melhor do que o médico anestesiologista para explicar às gestantes como funciona todo o processo de analgesia, e quais as indicações para cada caso.
As anestesia regionais, entre as quais se destacam os bloqueios neuroaxiais (peridural, raquianestesia e combinada raqui-peridural) são as mais utilizadas, explica o dr. Carlos Othon Bastos, membro da Comissão Científica da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (SAESP) e ex-presidente do Comitê de Anestesia em Obstetrícia da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). Aplicadas adequadamente, são capazes de abolir completamente a dor de qualquer fase evolutiva do trabalho de parto, inclusive no parto normal.
“O parto normal, com a utilização de técnicas adequadas de analgesia espinhal, apresenta inúmeras vantagens para o binômio materno-fetal”, afirma dr. Carlos.
Além disso, explica ele, a anestesia diminui a sobrecarga cardiorrespiratória materna, que pode se tornar bastante intensa na progressão do trabalho de parto.
“Ao aplicar a anestesia, reduzimos a liberação de catecolaminas e outros hormônios e substâncias ligadas ao estresse e à dor, o que repercute de forma positiva sobre o concepto contribuindo para a manutenção de adequado fluxo sanguíneo útero-placentário”.
Os avanços da anestesia
Um recente marco na anestesiologia foram os diversos estudos favoráveis e consequente proliferação do uso de opióides espinhais na década de 90, permitindo a redução significativa da concentração e da dose de anestésicos.
“Estes fármacos possibilitam a abolição da dor, porém mantêm o tônus motor e o equilíbrio necessários para um bom andamento do parto”, explica o anestesiologista.
Mitos e verdades
Um equívoco bastante comum é achar que a anestesia pode prejudicar a dilatação do colo do útero durante o trabalho de parto.
“Se realizada de forma adequada, com fármacos em quantidades e concentrações ideais, a anestesia regional interfere de forma mínima e, às vezes, até mesmo benéfica na evolução da dilatação do colo uterino. Assim, causamos diminuição insignificante da força motora, mantendo a capacidade da parturiente de atuar de forma ativa para o nascimento do concepto através dos esforços expulsivos”, pondera dr. Carlos.
Prevenção de riscos





PARTO  CESARIA Cesariana é uma operação abdominal executada para retirar um bebê quando o parto vaginal não é possível ou seguro. O médico faz um corte no abdômen e no útero da mãe para remover o bebê. O útero é um órgão muscular que se localiza no alto do canal vaginal de onde vem o sangue menstrual e onde desenvolvem-se os bebês.

Este procedimento também é chamado C-secção. Nos E.U.A. de 15 a 25% de todos os partos são cesarianas.

Quando é realizada uma cesariana?A cesariana pode ser realizada antes do início do trabalho de parto se existirem razões médicas para que não haja trabalho de parto ou parto vaginal. Por exemplo, se a saúde da mãe ou do bebê estiver em perigo caso a gravidez prossiga ou quando o parto vaginal é impossível ou inseguro.

Uma cesariana também pode ser realizada no início ou durante o trabalho de parto caso alguns problemas aconteçam. Por exemplo, se no momento do parto a parte mais baixa do bebê, isto é, a primeira parte do bebê que se apresenta, for a face, a testa, os ombros ou as nádegas em vez da cabeça, uma cesariana é normalmente necessária.

Em muitas mulheres durante o trabalho de parto, o colo uterino começa a dilatar e então pára antes que esteja completamente dilatado. Ocitócitos podem ser dados para que as contrações fiquem mais fortes. Apesar desta droga, às vezes, algumas mulheres não têm dilatações completas e não podem ter partos vaginais. Outras mulheres apesar de terem dilatação completa são incapazes de empurrar os bebês eficientemente através do canal de parto para que haja um nascimento seguro. Isto ocorre se o bebê é grande para o canal de parto da mulher. Uma cesariana pode ser realizada nestas situações.

A qualquer momento do trabalho de parto o bebê pode desenvolver problemas que causem a queda de seus batimentos cardíacos. Isto pode indicar que o bebê não tolera mais o trabalho de parto e uma cesariana pode ser necessária.

Como deve ser a preparação para uma cesariana?Planeje com cuidado a recuperação depois da operação, especialmente se for usar anestesia geral. Permita-se um tempo de descanso e tente achar outras pessoas para ajudá-la com seus afazeres diários.

Siga as instruções dadas por seu médico. Se optar por anestesia geral, coma uma refeição leve, como sopa ou salada, na noite anterior à cirurgia. Não coma ou beba qualquer coisa depois de meia-noite e na manhã antes do procedimento. Também não beba café, chá, ou água. Se entrar em trabalho de parto, chame o médico.

O que acontece durante o procedimento?É aplicada uma anestesia que pode ser local ou geral. A anestesia local paralisa parte do corpo e previne a sensação de dor enquanto permanecer acordada. A anestesia geral relaxa os músculos, causa sonolência e também impede que sinta dor.

O médico faz um corte debaixo do umbigo e na parte mais baixa do útero para remover o bebê, a placenta e o saco gestacional. O médico então sutura o útero e o abdômen.

O que acontece depois do procedimento?Deve ser necessária a permanência no hospital de 2 a 4 dias, dependendo de sua condição.

Evite levantar peso durante 6 semanas e depois deste tempo comece um programa de exercício para recuperar o tônus do músculo abdominal.

Peça mais recomendações ao seu médico e pergunte a respeito da próxima avaliação clínica.

Quais são os benefícios deste procedimento?Cesarianas podem salvar vidas de recém-nascidos e suas mães e prevenir as complicações potenciais de um parto vaginal demorado. Cesarianas podem ser mais seguras para você ou para o bebê quando:

- O trabalho de parto é anormal ou ineficaz.
- O bebê está em uma posição anormal.
- O bebê está tendo padrões de batimentos cardíacos anormais.
- Existe cicatriz vertical em seu útero proveniente de uma cirurgia prévia.

Além disso, algumas vezes a dor do trabalho de parto pode ser evitada e é possível programar a data do parto.

Quais são os riscos associados a este procedimento?- Existem alguns riscos quando você usa anestesia geral. Discuta estes riscos com seu médico.
- Um anestésico local pode não agir o suficiente e pode sentir um pouco de desconforto. Também, em casos raros, pode ter uma reação alérgica ao medicamento usado na anestesia. Na maioria dos casos, aanestesia local é considerada mais segura que a anestesia geral.
- Um vaso sangüíneo pode se romper ou ser cortado e haver sangramento interno.
- Um coágulo sangüíneo pode romper dentro da circulação sangüínea, e danificar os pulmões.
- O corte realizado na cesariana pode enfraquecer as partes cortadas.
- Para qualquer nascimento futuro pode ser necessária outra cesariana, dependendo de como o corte na primeira cesariana tenha sido feito.
- Pode desenvolver-se uma infecção ou sangramento.

Pergunte ao médico como estes riscos se aplicam a você.

Quando procurar ajuda médica?Se acabou de ser submetido a uma cesariana, chame o médico imediatamente se:

- Desenvolver-se febre.
- Ficar tonta ou desmaiar.
- Tiver náuseas ou vômitos.
- Tiver falta de ar.
- Tiver perguntas sobre o procedimento ou seus resultados




.



2 comentários: