quarta-feira, 19 de outubro de 2011

bisfenol - A no Brasil

Anvisa proíbe venda de mamadeiras com bisfenol no Brasil



 
A  Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a proibição, em todo o Brasil, da venda e da fabricação de mamadeiras de plástico que contenham bisfenol A (BPA). A medida entra em vigor a partir de janeiro de 2012. O principal argumento da instituição é que estudos realizados com animais mostraram que o BPA pode causar problemas neurológicos, sobretudo em crianças expostas à substância química nos primeiros anos de vida.
O bisfenol A é uma substância química usada na fabricação do plástico e no revestimento interno de latas de bebidas e de alimentos. Segundo pesquisas, pode provocar puberdade precoce, câncer, alterações no sistema reprodutivo e no desenvolvimento hormonal, infertilidade, aborto e obesidade. Por conta disso, já foi proibido na União Europeia, no Canadá, na China, na Malásia e na Costa Rica. Onze estados americanos também já vetaram o BPA em mamadeiras e copos infantis.

O bisfenol-A está presente em muitos tipos de plásticos. Para identificá-lo, procure por um número na embalagem, geralmente gravado no fundo. Os plásticos de números 3 e 7 são os que trazem maior risco de liberarem a substância após o contato com líquidos aquecidos ou detergentes fortes. Os de número 5 não apresentam riscos. Existem também produtos com o alerta "livre de BPA", o que significa que ali não há bisfenol-A. 
 o bisfenol-A causa no organismo
"O bisfenol-A altera a função e o desenvolvimento dos órgãos sexuais, em especial da próstata e da mama, além de levar à puberdade precoce. Uma grande preocupação é que essa substância se acumule no cérebro, podendo causar distúrbios de comportamento e memória", explica Anthony Wong, pediatra e toxicologista do Hospital das Clínicas da USP. Experiências realizadas com ratos de laboratório mostram que os animais que têm contato com bisfenol-A alimentam-se menos e ficam mais irritáveis. "Isso pode explicar o aumento da incidência de crianças hiperativas e com déficit de atenção", afirma Wong.O pediatra alerta ainda que "esse problema é mais sério em fetos e em crianças de até os três anos porque o cérebro ainda está em desenvolvimento".
o jeito certo de higienizar mamadeiras e chupetas
"O aquecimento de mamadeiras e vasilhames de plástico contendo BPA é responsável pela migração desta ao leite e aos alimentos. Portanto, as mamadeiras que contém esta substância não devem ser fervidas", explica Anthony Wong, pediatra e toxicologista do Hospital das Clínicas da USP. "Basta lavá-las com detergente suave ou de coco. Depois, deixar de molho no cloro por alguns minutos e enxaguar com água corrente".

Qual mamadeira usar?
Não necessariamente. a melhor alternativa é comprar acessórios de plástico livres de bisfenol-A., usar mamadeiras de vidro pode ser bastante prático porque elas são mais fáceis de lavar e podem ser fervidas. "Coloque o alimento na mamadeira de plástico apenas na hora de dar ao bebê - e lembre-se que o ideal é dar leite na temperatura ambiente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário