sexta-feira, 14 de outubro de 2011

vitamina para ter filhos

                                


Uma alimentação rica e equilibrada conta muitos pontos a favor da fertilidade. Mas alguns nutrientes também podem dar aquela força extra para as mulheres que desejam engravidar. É o caso das vitaminas A, B6, C e E. "Essas, em especial, são muito importantes para a fertilidade", afirma a nutricionista Renata Gonçalves, do Grupo de Nutrição Humana, de São Paulo.

Vitamina B9: também conhecida como ácido fólico ou folato. Ela é importantíssima antes da concepção e durante o primeiro trimestre da gravidez, pois ajuda a prevenir defeitos no tubo neural, o sistema nervoso primitivo do feto, evitando malformações no cérebro e na medula espinhal.

Pode ser encontrada em vegetais com folhas verde-escuro (brócolis e espinafre), algumas frutas (laranja, limão, morango, grape fruit, tangerina e pêssego), feijão, amendoim, ervilha e lentilha. Os cereais e os grãos enriquecidos contêm uma forma sintética de ácido fólico que o corpo absorve com mais facilidade.

Os médicos costumam indicar cápsulas dessa vitamina para mulheres que desejam engravidar ou que estão no início da gestação. , não existe uma fórmula ideal para todas as mulheres. Cada uma deverá passar por uma avaliação e, a partir daí, o médico vai estipular a dosagem diária.

Vitamina B6: sua deficiência causa desequilíbrio hormonal e também está relacionada a diversos problemas, como TPM, acne pré-menstrual e depressão. "Tanto as mulheres que sofrem de síndrome pré-menstrual quanto aquelas que tomam pílulas anticoncepcionais têm baixos níveis de vitamina B6 em seus organismos", observa Solange Junqueira. Uma dieta com alimentos ricos nesse nutriente devolve o equilíbrio entre os hormônios e promove o retorno da fertilidade. Pode ser obtida em peixe, carnes de aves, soja e aveia.

Vitaminas C e E: elas agem como antidoxidantes, defendendo o organismo de substâncias nocivas à saúde. Dessa maneira, protegem o aparelho reprodutor de homens e mulheres contra doenças que podem causar infertilidade, como o câncer de ovário e próstata. A vitamina E está presente no trigo, em grãos integrais e nas nozes. As principais fontes de vitamina C são frutas cítricas, como laranja, limão, acerola e kiwi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário