quarta-feira, 26 de outubro de 2011

como organizar uma festinha do dia das bruxas para as crianças




A partir de sábado (31 de outubro), as bruxas estarão à solta. Pois é quando se comemora o Halloween, festa tradicional nos Estados Unidos, na Inglaterra e no Canadá (aqui, geralmente festejada pelas escolas de inglês). 

No entanto, mesmo que a festa não seja tão tradicional no Brasil, o dia das bruxas é uma delícia para as crianças - afinal, qual delas não gosta de se fantasiar, tomar sustos e comer muitos doces? E saiba que uma festa cheia de decoração e fantasias não precisa ser sinônimo de desperdício de material. Você pode deixar a sua casa com o clima da festa e fantasiar seus filhos com peças reaproveitadas. Veja como fazer isso - é mais simples do que você pensa. 

1.Para a fantasia, a regra principal é vestir a criançada com roupas que elas já tenham no armário. Escolha camisetas roxas, laranjas, pretas e faça apliques em forma abóbora, aranha, caveira...vale usar tinta para tecido, cola colorida ou apliques que você pode fazer com feltro ou sobras de outro tecido; 

2.Uma fantasia bem simples é a de fantasma. Basta pegar aquele lençol meio velho, que você não usa mais; 


3.O chapéu da bruxa pode ser feito de jornal (e depois pintado com tinta guache); 


4.A sacola em que as crianças vão guardar os doces não precisa ser de plástico. Faça uma de papelão ou reaproveite um tecido que você tenha em casa; que tal aproveitar um de cor laranja e fazer em forma de abóbora? 


5.Em vez de abóboras de plástico para a decoração, invista nas reais. Chame as crianças para ajudar você a desenhar a careta na abóbora. Em primeiro lugar, corte o topo (de um tamanho suficiente para caber sua mão) e retire toda a polpa e as sementes; então, desenhe o "rosto" com uma caneta e o recorte com uma faca (não faça a boca e os olhos muito pequenos para não quebrar); 


6.Que tal colocar papel celofane (ou tecido colorido) nas luminárias? Roxo ou laranja são as cores mais tradicionais para a data; 


7.Você também pode fazer bandeirinhas (em papel de seda) em formato de fantasma ou morcego e decorar seu quintal. Outra sugestão: aproveite abóboras de tamanhos diferentes e também espalhe algumas pela casa; 


8.Depois da festa, não jogue as abóboras fora. Há receitas de salgados e doces que você pode preparar. Além de gostoso, o vegetal é rico em betacaroteno, que é transformado em vitamina A pelo nosso organismo e protege contra vários tipos de câncer. Confira algumas receitas de salgados. 

Torta de Halloween (por Casinha da Árvore)
Massa:
6 colheres (sopa) de margarina
2 e ½ (chá) de farinha integral
água

Recheio:
1 colher (sopa) de cebolinha verde picada
2 colheres (sopa) de salsinha picada
3 colheres (sopa) de queijo ralado
1 xícara (chá) de ricota
400 gramas de abóbora moranga cozida
1 cebola em rodelas
2 ovos
azeite

Para preparar a massa: Misture a farinha integral e a margarina com as mãos, até obter uma farofa. Junte a água aos poucos até dar liga à massa. Depois, espalhando a massa com as mãos, forre o fundo e os lados de uma travessa refratária untada. É importante furar toda a superfície com um garfo e depois levar ao forno por cerca de 20 minutos. É hora de adicionar o recheio, salpicar queijo ralado e levar a torta ao forno alto até o recheio secar.

Para o recheio:
Em uma panela, aquecer 1 colher (sopa) de azeite e dourar a cebola. Juntar a abóbora, a ricota e mexer bem. Depois, adicionar os ovos e continuar mexendo. Por último adicionar a salsinha, cebolinha. Reservar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário