segunda-feira, 3 de outubro de 2011

brincadeiras que não saem de moda









Há algumas décadas não existiam muitos brinquedos, as crianças que quisessem se divertir tinham que usar a própria criatividade. As brincadeiras mais desejadas para as crianças eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, esconde-esconde, entre outras… A diversão e a criatividade, andavam juntas e faziam parte do cotidiano de qualquer criança.
Hoje são poucas as crianças que conhecem essas brincadeiras, a tecnologia transformou o mundo deles e trouxe a tona brinquedos que não exigem criatividade, muito menos esforço.
Para que você reviva junto com seu filho, bons tempos da sua infância é fácil, é só ensinar à ele as brincadeiras vividas antigamente.
Vão aí algumas dicas de como brincar com os filhos e ao mesmo tempo reviver um passado cheio de emoção e aventura, sem gastar quase nada:
A brincadeira das Cinco Marias – é preciso achar 5 pedrinhas de mesmo tamanho ou até mesmo saquinhos feitos com arroz ou areia. Jogue todas as pedrinhas no chão e tire uma delas, depois com a mesma mão jogue para o alto e pegue uma das que ficaram no chão. Faça isso até ter pegado todas. Na segunda rodada ao invés de pegar uma por vez, pegue duas. Na terceira rodada você pega três ao mesmo tempo e na última rodada você pega todas de uma vez só.
Quem não gostava de brincar de Roda – forme uma roda e cante cantigas antigas, como pau no gato, ciranda-cirandinha, a canoa virou, pirulito que bate bate, samba lelê, se esta rua fosse minha, serra serra serrador, etc.
Escravos de Jó – Duas pessoas cantam a música (escravos de jó, jogavam caxangá, tira, põem, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá). Cada um com uma pedrinha ou um bombom na mão e vai seguindo o que diz a música.
A tão famosa Amarelinha -  faça um risco no chão e numere de 1 a 10, no ultimo faça um arco representando o céu. Pule com um pé só dentro de cada quadrado, sem errar.
Batata quente – As pessoas ficam em círculo e alguém fica de fora. Passem uma bola bem rápida de mão em mão e quem estiver fora diz: “batata quente, quente, quente, queimou!”,
Esconde-esconde - Enquanto uma criança conta até dez com os olhos fechados, as outras vão se esconder. Depois ela vai procurar até descobrir o esconderijo de cada uma das outras crianças.
E pensando em sustentabilidade, podemos ensinar as crianças à confeccionarem brinquedos, com produtos recicláveis que muitas vezes sobram em casa como: garrafas pets podem virar carrinhos, sacolas de supermercados viram bandeirinhas, as tampinhas das garrafas pets, viram peças para o jogo de damas. Além da economia, colaboramos também com a natureza.



 DANÇA DAS CADEIRAS COOPERATIVA
Disponha as cadeiras como você faz no jogo tradicional das cadeiras. O segredo do jogo é não eliminar nenhum participante, só cadeiras, ou seja, a cada rodada, você retira uma cadeira e ainda assim todos deverão sentar-se, como puderem: no colo, no braço da cadeira, deitado sobre os colegas etc... Neste jogo não há vencedores.

 DANÇA DAS CADEIRAS ALTERNATIVA
Várias cadeiras serão espalhadas pelo local da atividade. Em cima de cada uma delas, haverá uma bexiga. Todos estarão vendados e uma música animada deverá ser iniciada. Quando a música parar, eles deverão procurar uma cadeira, sentar e estourar a bexiga que tiver na cadeira, sendo guiados pelos jogadores da equipe que não estão participando. Sempre haverá uma cadeira a menos. Quem sobrar, é eliminado. O jogo prossegue até surgir o campeão.

 RODA-RODA
Podem brincar de 2 a 50 pessoas e a regra é sempre a mesma. Cada um pega no braço do outro e forma uma roda. Aí, todos deverão correr em sentido horário, ou seja, correrão rodando. Depois de alguns segundos, o mestre solta seus braços e todos cairão, provocando boas gargalhadas.

 PASTELÃO QUENTE
Um participante fica curvado e os demais pulam por cima. Quando todos já tiverem pulado, o primeiro que pulou se curva também. A brincadeira prossegue até o ponto em que o número de pessoas seja tão grande que já não dê mais pra saltar sobre todos. Quem não conseguir, será o primeiro a ser curvar na próxima vez.

PULA-SELA
É um “Pastelão Quente” na vertical. Um participante fica de quatro e os demais pulam por cima. Quando todos já tiverem pulado, o primeiro que pulou sobe em cima das costas do que está embaixo. A brincadeira prossegue até o ponto em que o número de pessoas seja tão grande que já não dê mais pra saltar sobre todos. Quem não conseguir, será o primeiro a ficar de quatro na próxima vez.

 MACAQUINHO CHINÊS
O macaquinho chinês, posiciona-se junto a um muro, virado para a parede, e de costas para as outras, que estão colocadas lado a lado, a cerca de dez metros ou mais. O macaquinho chinês bate com as mãos na parede dizendo: “Um, dois, três, macaquinho chinês”. Enquanto este diz a frase, os outros avançam na direção da parede. Mal o macaquinho chinês termina a frase vira-se imediatamente para os outros, tentando ver alguém correndo. Quem for visto se mexendo volta para trás até à linha de partida. Assim, as crianças só podem avançar quando o macaquinho chinês diz a frase, pois ele pode fingir voltar-se para a parede e olhar para trás, a ver se pega alguém se mexendo. A primeira criança que chegar à parede será o próximo macaquinho chinês.

FUTEBOL HUMANO
Várias pessoas se espalham em um campo enquanto outra tenta atravessá-lo e chegar até o fim. Porém, as pessoas do campo devem impedir (mas não poderão mexer os braços). Quem conseguir chegar no fim sem ser pego, é um herói.

 ALERTA
O jogador pega a bola, joga ela pra cima e grita o nome de uma pessoa. A pessoa que teve seu nome citado deve pegar a bola e gritar "Alerta!". Imediatamente, todos devem ficar estátuas. O jogador dá 3 passos e, parado, deverá tentar acertar com a bola na pessoa que tiver mais próxima. Se acertar, a pessoa atingida sai da brincadeira. Se errar, ele é quem sai.

 PULA-SAPO
Corrida de duplas de ida e volta. Cada um deve saltar sobre as costas do parceiro e, com um sapo, cruzar a chegada. Na ida, vai de frente. Na volta, vem de costas, ou seja, não vale virar. Se errar, continua da onde parou. Ganha quem voltar primeiro.

 TÁ COM QUEM
Os jogadores se colocam lado a lado e a vítima de costas para essa fileira. A vítima joga uma bola pra trás e alguém da fileira deve pegá-la e todos devem colocar suas mãos para trás, a fim de confundir a vítima, que deve dar um palpite sobre quem pegou o objeto. Se errar, faz de novo. Se acertar, quem for descoberto é a nova vítima.



fantoches  para estimular a criatividade


Quem nunca brincou ou, pelo menos, ensaiou fazer um fantoche usando uma meia? Todo mundo, não é? Um pouquinho de imaginação e seu filho terá um amigo para brincar por horas e horas, contando muitas histórias e vivendo mil aventuras. Além de estimular a imaginação, os fantoches ainda ajudam as crianças a se expressarem por meio dos personagens que criam. Para deixar a brincadeira mais divertida, nossa sugestão é fazer o fantoche com os filhos em casa mesmo. É supersimples, e as possibilidades de criação e materiais são inúmeras!

Sobre Aprendizado: Como ajudar os filhos a superarem a timidez

Quando pequenas, é normal que as crianças fujam das pessoas e se escondam atrás do pais, porque não ainda sabem como se relacionar. Algumas delas são mais desinibidas e não ligam para a presença de plateia para suas brincadeiras – pelo contrário, às vezes, fazem até questão dela. A timidez, muito comum na infância, pode ou não permanecer até a vida adulta, dependendo do desenvolvimento e das relações sociais que a criança construirá ao longo dos anos. Por isso, vamos conversar sobre algumas dicas para perceber se a timidez do seu filho é excessiva e qual o melhor modo de ajudá-lo a se soltar. Além disso, vale destacar que ser tímido não é algo ruim, e que crianças com essa característica também são muito felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário