quarta-feira, 19 de outubro de 2011

cuidados com a audiçao do bebe

Os motivos que levam à perda auditiva

      

Existem várias causas para a surdez, que caracterizam o tipo de perda auditiva. A surdez congênita, por exemplo, é resultado de problemas que podem atingir o ouvido interno ou outras estruturas centrais. “A surdez neurossensorial distorce os sons e também prejudica o volume sonoro. É como se os sons fossem interpretados de maneira descoordenada pelo cérebro. Este tipo de perda auditiva pode se manifestar em qualquer idade, inclusive antes do bebê nascer”.
O parto prematuro ou que tenha problemas durante a sua realização pode ocasionar este problema auditivos na criança. Isto pode ocorrer por falta de oxigênio ou quando o bebê tem icterícia – distúrbio caracterizado pela cor amarela da pele e do branco dos olhos causada pelo excesso de bilirrubina no sangue. “A bilirrubina é um pigmento gerado pelo metabolismo das células vermelhas do sangue e é metabolizada pelo fígado. Quando em excesso, o pigmento pode prejudicar o nervo auditivo e as vias auditivas”.
A deficiência auditiva ainda pode ser causada por fatores hereditários, viroses, como a rubéola e o sarampo e doenças como a sífilis e a toxoplasmose que atingem a mãe durante a gestação, e a ingestão de medicamentos durante a gravidez que lesionam o nervo auditivo. “Desnutrição, excesso de peso, deficiências nutricionais, alterações na pressão arterial, diabetes e exposição à radiação da mãe podem fazer com que o bebê nasça surdo”
Muitos pais têm dúvidas em relação aos cuidados com a saúde auditiva dos bebês após o nascimento. não é necessário modificar a rotina do lar por causa do recém-nascido. “O pai e a mãe devem ficar atentos ao volume dos sons do ambiente. Se o ruído estiver incômodo para os adultos, então também estará para a criança. Um cuidado muito importante é não introduzir objetos nos ouvidos do bebê para evitar lesões no sistema auditivo”.
Durante o banho deve-se evitar a entrada de água nos ouvidos da criança. O ideal é que apenas a região externa da orelha seja lavada e seca com uma toalha macia. Na amamentação também é importante que o bebê seja posicionado corretamente, sempre com o tronco e a cabeça elevados. “Para a prevenção de deficiências causadas por doenças como meningite e caxumba é fundamental a vacinação no período indicado pelo médico”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário