sexta-feira, 14 de outubro de 2011

infertilidade masculina




Foi-se o tempo em que a mulher era tida como a única responsável pela dificuldade de engravidar. "Atualmente, sabemos que os homens respondem por cerca de metade dos casos de infertilidade do casal",e membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Por essa razão, quando o casal não consegue engravidar, o primeiro exame pedido é o espermograma, uma análise da amostra do sêmen colhida pelo próprio homem. Simples, rápido e indolor, esse teste revela a qualidade, a quantidade e a motilidade do espermatozóide. Com esse resultado em mãos, é possível descartar várias suspeitas. Veja quais são as principais:

Varicocele: é o problema mais comum de infertilidade masculina (registrado em 40% dos casos). Consiste na dilatação dos vasos sangüíneos que passam pelos testículos, o que provoca o aparecimento de varizes e diminui a circulação local. Isso ocasiona o declínio progressivo da produção dos espermatozóides e a redução do volume testicular. O tratamento é cirúrgico e bem sucedido em 80% dos casos.

Bloqueio dos dutos ejaculatórios: quando os dutos deferentes (canais que levam os espermatozóides dos testículos à uretra para serem ejaculados) estão bloqueados pela vasectomia (uma cirurgia que deixa os homens estéreis), ocorre a azoospermia, que é a ausência de espermatozóides no sêmen. "É possível reverter o quadro com outra cirurgia. Quanto menor o tempo decorrido do procedimento melhor será a reversão", explica Rafael Jacob. Segundo ele, a taxa de sucesso, ou seja, a gravidez, ocorre em 70% dos casos.

Baixa concentração de espermatozóide: a redução pode ser causada por estresse, idade avançada e o uso de substâncias como a nicotina, maconha e cocaína. Alguns estudos também sugerem que a obesidade pode comprometer a quantidade e a qualidade dos espermatozóides.

Redução na motilidade do espermatozóide: causada por infecções, varicocele ou defeitos genéticos, prejudica a capacidade do espermatozóide de nadar em direção ao óvulo. Nem sempre é possível reverter o quadro.

Falência testicular: provocada por caxumba, quimioterapia e anabolizantes, reduz a produção dos espermatozóides ou dificulta sua presença na ejaculação. Nesse caso, a retirada dos mesmos pode ser feita por meio de uma cirurgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário