segunda-feira, 3 de outubro de 2011

fraldas ecológicas como fazer







Além da vantagem ecológica, o uso das fraldas de algodão é uma solução vegana, uma vez que a maioria das fraldas descartáveis são de marcas que testam em animais ou que usam ingredientes de origem animal.

O tecido leva 1 ano para se decompor no ambiente, enquanto o plástico pode demorar até 600 anos para se decompor e são o terceiro item mais comum no lixo.
A suavidade e o conforto que proporciona o algodão está bem longe do das fraldas de plástico. A escolha das fraldas de pano permite também uma poupança econômica, pois em média, cada bebê gasta por mês 124 fraldas descartáveis, além de trazer benefícios para a saúde do bebê, livrando do contato com a química que contém nas fraldas descartáveis.

As fraldas de pano, têm um tempo de vida útil para no mínimo 3 crianças, ou podem ser lavadas e reutilizadas 100 vezes em um período de 6 meses, o que não acontece com as fraldas plásticas.

A sua produção não implica o abate massivo de árvores, 65 fraldas de pano modernas suprem a necessidade do bebê desde recém nascido até o desfralde.

Você sabia?

Que durante os 2 primeiros anos de vida, um bebê utiliza mais de 5 . 000 fraldas descartáveis ?

Você sabia, que fraldas descartáveis são feitas de papel (árvores) alvejado e plástico e contém ingredientes como: metais, surfactantes, desinfetantes, fragrâncias, bactericidas, fungicidas,gel absorvente, colas e organocloretos entre outras coisas?


Troca de fraldas



Quanto mais novo é o bebê, menos desenvolvido é o ritmo de sua bexiga, e portanto ele molha as fraldas com mais frequência e estas devem ser trocadas com frequência também. A umidade da urina e dos produtos de sua decomposição são causas de assaduras e fungos, e isto é agravado com o uso de fraldas plásticas e descartáveis, pois o plástico protege só o adulto da molhadeira que vaza, mas não a pele do bebê.

A pele do bebê possui, como a dos adultos, uma fina camada de gordura de qualidade insubistituivel. Não há a necessidade de removê-la diariamente e substituí-la por outras gorduras. É suficiente lavar a pele do bebê com água limpa e remover com óleo de amendoas os resíduos remanescentes de fezes, urina ou cremes.


lavagem das fraldas


Mecônio- Nos primeiros dias de vida do bebê é liberado o mecônio, um cocô bem preto. Para preservar as fraldinas, sugerimos usar em contato com o bumbum do bebê uma camada avulsa de soft pois este se limpa com mais facilidade, e custa mais barato caso a mancha persista.

Cocô- Chacoalhe as fezes sólidas no vaso sanitário. As fezes do recém-nascido são muito líquidas para chacoalhar. Neste caso, recomendamos a utilização de uma ducha de água na fralda para eliminar as fezes e jogar no vaso. Se você for juntar as fraldas para lavar depois estas de cocô, sugerimos deixar de molho, depois esfregar com escova, passar sabão de côco em pedra e expor ao sol para quarar. Depois as fraldas podem ser lavadas à mão, ou na maquina junto com as demais de xixi.

Xixi- Colete fraldas molhadas em um balde de plástico alinhadas secas. Não aconselhamos armazenar suas fraldas de molho antes da lavagem, iIsto irá fixar o cheiro dentro da fibra do tecido. Para uma ótima limpeza , como regra geral lave no máximo 24 fraldas por máquina e lave todos os dias. Utilize sabão de coco, biodegrável ou um detergente suave, sem fosfatos, e o mínimo de aditivos . Adicione apenas 1 / 2 da quantidade recomendada de sabão para não deixar resíduos. Evite os sabões ou detergentes populares para roupas de bebê. Alguns detergentes podem deixar um resíduo em suas fraldas afetando a absorção e podendo provocar cheiro nas fraldas e / ou assaduras *. Utilize 3 colheres de vinagre na água do enxágüe, com nível de água alto. O vinagre é anti-séptico, porém não misture o sabão e o vinagre ao mesmo tempo, permitindo o efeito efetivo de cada um. Ou utilize suco puro de limão, naturalmente ajudará na desinfecção e neutralização, e é seguro para todos os tipos de fraldas de pano. Pendurar para secar ou secar em secadora.

Manchas- Você pode utilizar água quente nas fraldas ou adicionar uma pitada de bicarbonato de sódio na lavagem ou quarar no sol. Para quarar você passa sabão de coco em pedra na roupa e coloca no sol ensaboada mesmo, deixa um bom tempo, depois enxágua e lava como de costume. Também dá para deixar as fraldas de molho com sabão de coco no sol.


Como fazer suas próprias fraldas de pano:

Se você tem uma máquina básica de costura, pode também confeccionar as próprias fraldas do seu bebê.


Apesar de você lavar as fraldas com todo o capricho do mundo, elas ficam fedidas, ainda. Qual a razão?
A princípio, muito simples, elas estão com resíduo de sabão e isso acontece principalmente nos recheios de microfibra. Por uma razão muito simples. A microfibra, é tecida com um microfio, muito mais fino do que o fio do algodão, por exemplo, e na sua tecelagem, construção, ela forma micro depósitos que retem todo e qq resíduo de água, e sujeiras afins, por isso que seu uso é tão fantástico na limpeza da casa, aqui no Brasil, a microfibra está diretamente linkada com limpeza e não é á toa! São ótimas ferramentas para limpar chão e janelas!
Nas fraldas, em substituição ao algodão, ela apresenta resultados de absorção maravilhosos, mas ela retém sabão facilmente, por isso recomendamos que se use pouco pouco pouco e novamente pouco sabão, pq ele é um vilão, apesar de necessário.
Muito bem, as fraldas estão fedidas, já sabemos que é resíduo de sabão, o que fazer? Você pode deixá-las de molho na máq por uma noite, sem sabão e lavá-las algumas vezes somente com água, se o cheiro ainda persistir, pode fervê-los com bicarbonato, durante alguns minutos, ou jogar uma boa água fervente por cima. Note que assim que lavadas, os absorventes não apresentam cheiro, este aparece somente no uso, ou no primeiro xixi.
São alternativas simples que removem o excesso de sabão e facilitam a vida, experimente! Fraldas não precisam/podem/devem  ser fedidas, não é mesmo? Remover o excesso de sabão deixa os absorventes novos novamente, super absorventes e o uso das fraldas se tornará muito mais eficiente.
Sucesso!

27 comentários:

  1. Adorei a dica, obrigada por partilhar o molde das fraldas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marcia o prazer é meu sempre estarei postando mtas novidades bjss

      Excluir
    2. Oi, estou precisando de ajuda! Assim q goma é passada para q o xixi não passe para a roupa? Pois só o algodão e o Microsoft fica totalmente permeável...

      Excluir
  2. Olá, fiquei tentada a fazer as fraldas mas estou com dificudlade em saber quais tecidos usar. Quais você usou na parte de fora, na parte de dentro e como recheio? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. então renata o melhor tecido para o recheio é microfibra e o de fora a estampa que preferir... faça e volte pra falar como ficou bjssss

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de agradecer realmente por postar os moldes.
    Eu tbm gostaria de saber que o recheio e microfibra e o pano de fora (com estampa) pode ser qualquer um?

    ResponderExcluir
  5. tenho um bebe de 10 meses e quero utilizar essa fralda de pano. tem como vc passar as medidas e mandar um molde para imprimir pelo meu e-mail. obrigada

    ResponderExcluir
  6. eu amei a ideia mas nao entendi o molde

    ResponderExcluir
  7. boa tarde, poderias me enviar as medidas , pois adorei a ideia. obrigado

    ResponderExcluir
  8. Existe alguma proteção para não vazar?

    ResponderExcluir
  9. Obrigada por compartilhar. Tenho algumas dúvidas sobre: quais as medidas? vai plástico também?, se for, a costura do velcro não vai furá-lo, provocando vazamento? O que vai no bolso e de que material é feito? Desculpe tantas perguntas, mas gostaria muito de faze-las. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada por compartilhar. Tenho algumas dúvidas sobre: quais as medidas? vai plástico também?, se for, a costura do velcro não vai furá-lo, provocando vazamento? O que vai no bolso e de que material é feito? Desculpe tantas perguntas, mas gostaria muito de faze-las. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Olá Poly, você poderia mandar a medida desse modelo para meu email? estou com certa dificuldade em executá-lo. Obrigada pela atenção e pelas dicas

    ResponderExcluir
  12. puxa queria fazer as não consigo abrir o molde e não entendi ref a ele pode me explicar ele melhor e como abrir tbm grata

    ResponderExcluir
  13. Oi muito bom as informaçies. Nao quero usa fraldas descartaveis no meu filho. Vou fazer este modelo. A microfibre e encontrada em loja de tecidos?

    ResponderExcluir
  14. Queria saber sobre o forro, que tecido é?

    ResponderExcluir
  15. não entendi os moldes, eles estão diferentes da imagem de cima =[

    ResponderExcluir
  16. Não Vaza ? Você usa algum tipo de plástico lado de fora ?

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Você poderia me enviar um molde da fralda? Sou iniciante, estou desempregada e procurando um trabalho e fiquei apaixonada por essa fralda.
    Obrigada, desde já!

    ResponderExcluir
  18. Olá, boa noite.
    Vc poderia fornecer o molde da fralda?
    Pode ajudar na minha renda...

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde você poderia manda o.mde.pro meu email

    ResponderExcluir
  20. Poderia mandar o molde por email agradecida

    ResponderExcluir
  21. Ola quero fazer o meu próprio negócio fraldas de pano preciso do molde pode ser.desde já obgd

    ResponderExcluir
  22. Oi boa noite! Não estou conseguindo baixar o molde.

    ResponderExcluir